Águia derrapa no Minho e Moreirense provoca primeira desilusão da época

Benfica precisava de um triunfo para assumir a liderança do grupo C e o empate acabou por servir as ambições do Moreirense para marcar presença nos 'quartos' da Taça da Liga.

Notícia

© Global Imagens

Miguel Simões
17/12/2022 20:56 ‧ 17/12/2022 por Miguel Simões

Desporto

Taça da Liga

Eis o primeiro 'murro no estômago' na época do Benfica. A precisarem de um triunfo para seguir em frente na Taça da Liga, as águias empataram (1-1) na deslocação ao reduto do Moreirense, este sábado, deixando de estar em todas as frentes.

Num primeiro tempo com oportunidades em ambas as balizas, os cónegos colocaram-se na frente do marcador através de uma grande penalidade convertida por André Luís, mas viram o Benfica chegar ao empate já bem perto do intervalo, por intermédio do regressado Gonçalo Ramos.

O regresso dos balneário trouxe uma águia avassaladora e, apesar das várias tentativas, Pasinato e os ferros foram negando o golo da reviravolta, conduzindo à eliminação das águias da Taça da Liga.

Muita emoção na primeira metade

Num jogo marcado pelos regressos de António Silva e Gonçalo Ramos ao onze das águias (após a participação no Mundial ao serviço da seleção nacional), o Benfica entrou melhor e até foi o jovem avançado o primeiro a ameaçar mexer com o marcador, obrigando Pasinato a uma grande defesa no fecho dos primeiros dez minutos.

Pouco depois, Gonçalo Ramos até conseguiu fazer o gosto ao pé, mas viu o seu tento ser anulado por fora de jogo de Aursnes, algo que levou o Moreirense a 'acordar' e a reagir com perigo, com a resposta de Camacho logo a seguir, num potente remate a ser travado pela barra aos 21 minutos.

A verdade é que os cónegos acreditaram e acabaram mesmo por desbloquear o nulo. Na sequência de um lançamento de linha lateral, Florentino precipitou-se num duelo aéreo com André Luís e acabou por tocar na bola com o braço dentro da grande área, levando Tiago Martins a apontar prontamente para a marca da grande penalidade. Aos 25 minutos, o avançado da equipa minhota não tremeu e não só colocou a sua equipa a vencer, como deixou o Benfica obrigado a marcar dois golos para assumir a liderança do grupo.

O Benfica procurou reagir logo de seguida, mas foi Frimpong que, com um remate surpreendente, esteve perto de ampliar a vantagem, algo apenas travado por Vlachodimos.

Já dentro dos últimos dez minutos da primeira metade, António Silva esteve a centímetros de fazer o empate de cabeça, viu Grimaldo obrigar Pasinato a mais uma grande defesa na cobrança de um livre direto e, à terceira, Gonçalo Ramos assinou o empate. Aos 43 minutos, Rafa 'furou' a defesa adversária e assistiu o jovem avançado para o golo que deixou os milhares de benfiquistas presentes em Moreira de Cónegos a festejar.

Que sufoco... sem efeitos

Com um resultado mais favorável às contas do grupo, o Moreirense entrou mais à defensiva no segundo tempo e foi o Benfica quem tomou conta da bola, com um domínio territorial no meio-campo contrário.

Num curto espaço de tempo, Grimaldo voltou a assustar de livre, Chiquinho atirou de longe ao poste e Rafa, num lance em que seguia isolado, viu Pasinato negar-lhe o golo da remontada. Pouco depois, seria Gonçalo Ramos a atirar à barra, elevando para três o número de bolas das águias aos ferros.

Também do outro lado, numa jogada de contra-ataque, André Luís viu um remate ser-lhe negado pelo poste, naquela que foi a única aproximação perigosa dos cónegos à baliza de Vlachodimos, já dentro do último um quarto de hora.

Nos últimos instantes, o recém-entrado Diogo Gonçalves teve uma das melhores ocasiões do encontro, em posição frontal, mas Pasinato voltou a brilhar e segurou a passagem dos cónegos.

Apesar da igualdade pontual, o Moreirense acabou a sorrir com base no critério dos golos marcados (sete contra seis) e vai defrontar o Arouca nos 'quartos', num duelo agendado para esta quinta-feira, pelas 20h15.

Já no outro jogo do grupo, entre duas equipas sem pontos nas duas primeiras jornadas, o Estrela da Amadora empatou na receção ao Penafiel (1-1). Regis inaugurou o marcador para os tricolores aos 69 minutos, mas Semedo salvou um ponto aos 90+5'.

Classificação final do grupo

1.º Moreirense, 7 pontos (7 golos marcados, 4 golos sofridos)

2.º Benfica, 7 pontos (6 golos marcados, 3 golos sofridos)

3.º Estrela da Amadora, 1 ponto (5 golos marcados, 8 golos sofridos)

4.º Penafiel, 1 ponto (2 golos marcados, 5 golos sofridos)

Momento do jogo: O remate do recém-entrado Diogo Gonçalves parecia levar selo de golo, mas Pasinato interveio de forma brilhante uma vez mais e negou a passagem do Benfica aos 'quartos' da Taça da Liga.

Leia Também: Florentino levou braço à bola e André Luís não tremeu na hora do penálti

Leia Também: Perto do intervalo, Gonçalo Ramos empata em Moreira de Cónegos

Onzes

Moreirense: Mateus Pasinato; Frimpong, Rafael Santos, Hugo Gomes, David; Lawrence Ofori, Soriano Mané, Alan Guimarães; Gonçalo Franco, João Camacho e André Luís

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, António Silva, Morato, Álex Grimaldo; Aursnes, Florentino Luís, Chiquinho, Julian Draxler; Rafa Silva e Gonçalo Ramos

Antevisão

Moreirense e Benfica discutem, este sábado, a última vaga de acesso aos 'quartos' da Taça da Liga, onde já sabem que o adversário será o Arouca.

Ambas as equipas venceram os respetivos jogos (diante de Penafiel e Estrela da Amadora) relativos à prova, pelo que se encontram na liderança, com os mesmos seis pontos, embora com uma vantagem para... os cónegos.

A diferença de golos (três) é a mesma para as duas equipas, porém, o Moreirense soma mais golos marcados (seis contra cinco), pelo que irá jogar com duplo resultado. As contas são simples. Quem vencer, assume a liderança isolada e segue para os 'quartos'. Em caso de empate, é o emblema de Guimarães que acaba a festejar.

Frente a frente, estarão os líderes da I e II Liga, sendo que o Benfica ainda não perdeu em jogos oficiais (apenas foi derrotado pelo Sevilla, no passado domingo, num amigável), enquanto o Moreirense já somou duas derrotas, uma das quais no campeonato.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h00 (horário de Portugal Continental) no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, será ajuizado pelo árbitro Tiago Martins e poderá acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Moreirense-Benfica: Há quem jogue com duplo resultado...

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas