Rúben Amorim voltou a ser o 'homem do momento' em Alvalade. Depois de um arranque de época tremido, o técnico do Sporting arrumou a casa e garantiu num mês quatro vitórias importantes para as contas da Taça da Liga. De fora, Filipe Soares Franco, antigo presidente dos leões, admitiu pouca surpresa com o técnico depois da conquista do título nacional de 2020/21, reconhecendo-lhe mérito.
"Fiquei surpeendido no primeiro ano, quando nos deu logo o título. A partir daí, não me surpreende, pois reconheço-lhe mérito, vontade e ambição de ganhar. Acho que ele incute essa vontade vencedora e capcidade de lutar para ganhar nos jogadores. Veja-se o que aconteceu neste mês em que teve tempo para recuperar uma equipa que estava a autodestruir-se. A equipa parece outra", começou por dizer em entrevista ao jornal A Bola.
A aposta em Amorim, no entanto, disse-se que podia ser arriscada. Com pouca experiência, o antigo jogador saltou do Sp. Braga para o Sporting por 10 milhões de euros. Soares Franco desconhece a ideia de Frederico Varandas por trás da contratação, mas comparou o processo com aquele que levou a cabo com... Paulo Bento.
"Não conheço as razões que levaram Frederico Varandas a apostar em Rúben Amorim, mas sei que já deu um título nacional ao Sporting e tem feito um belíssimo trabalho. Se foi uma aposta de risco ou não... O Paulo Bento não custou nada, fui buscá-lo aos juniores, Frederico Varandas teve de pagar", disse.
A renovação de Amorim com o Sporting, diz o antigo presidente, que passou pelo comando dos leões entre 2005 e 2009, dá tranquilidade a todo o universo sportinguista.
"É muito benéfico para o Sporting e para os jogadores, que sabem que terão o treinador durante mais anos. É benéfico ainda para a massa associativa, pois vê que, com essa decisão, se cria estabilidade na equipa técnica. Acho que também é benéfica para a direção, que se sente segura com a aposta, pois não tem de se preocupar com esse departamento, salvo se houver uma tempestade. E se Deus quiser não haverá. Penso que foi uma decisão muito acertada", acredita.
Por trás do sucesso desportivo, Soares Franco acredita que está o sucesso do plano de Frederico Varandas. O antigo presidente elogiou o atual, que espera ver durante mais um mandato no 'trono' de Alvalade.
"Não era expectável que pudesse ter um início de mandato fácil com tudo aquilo que herdou. Herdou um Sporting num estado caótico a vários níveis, a nível financeiro, desportivo e organizacional. Ele herdou o Sporting verdadeiramente destruído. E demorou algum tempo a criar as bases sólidas do seu projeto. Hoje em dia penso que está a cumprir de uma forma muito assertiva a sua função e está a dar os passos certos que o Sporting teria de dar para se desenvolver de forma sustentada. Isso significa não só que ele é bom, como tem uma equipa muito boa. Tenho esperança que ainda faça mais um mandato, não sei se o fará ou não, sei que já disse publicamente que não quer passar a vida no Sporting", concluiu.
Leia Também: Sporting vai convocar Assembleia Geral para discutir alterações na marca