Sporting 'mete a sétima' e pressiona Sp. Braga no fechar de 2022

Triunfo construído na primeira parte, com a segunda a ser palco de desperdício. Porro, Nuno Santos e Paulinho foram os marcadores de serviço em Alvalade.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
29/12/2022 23:09 ‧ 29/12/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Sporting recebeu e venceu o Paços de Ferreira (3-0), esta quinta-feira, em jogo da 14.ª jornada da I Liga. Os leões chegaram, assim, à sétima vitória consecutiva, ao mesmo tempo que igualam em termos pontuais, ainda que de forma provisória, o Sp. Braga, que amanhã recebe o Benfica. 

Curiosamente, tal como havia acontecido frente aos minhotos, também em Alvalade, os leões resolveram a partida contra os pacenses logo na primeira parte e com uma entrada de rompante. Na segunda parte, os comandados de Amorim entraram em 'gestão'. Ainda assim, o objetivo foi conquistado com distinção: ganhar e sem sofrer golos no encerrar do ano civil de 2022. 

Filme do jogo

A primeira parte foi de sentido único e cedo a resistência pacense foi por água abaixo. Antunes complicou, meteu a bola no sítio mais perigoso e o Sporting... marcou. Pedro Porro, em modo ponta de lança, apareceu no coração da grande área para colocar os leões na frente do marcador logo aos três minutos, num lance no qual o guardião Jordi também não ficou isento de culpas. 

O Sporting ficou confortável, o Paços sentiu-se apertado e até ao intervalo o avolumar da vantagem acabou por ser mais do que uma consequência natural. Nuno Santos (22') marcou o segundo, após bela jogada de contra-ataque e uma 'prenda' de Edwards, e Paulinho (45') 'sacou' de um mergulho para assinar o terceiro golo do Sporting, após belo cruzamento de Pedro Porro. 

Ao intervalo, a vantagem dos leões era mais do que uma justa perante uma equipa do Paços de Ferreira 'presa por arames'. 

Na segunda parte, o Paços conseguiu esboçar uma reação e foi dando algum trabalho à linha defensiva liderada por Coates - que esta noite completou o 300 jogo ao serviço do Sporting. Ainda assim, as iniciativas pacenses não tiveram efeitos práticos, ao passo que os leões iam aproveitando o espaço nas costas da defesa adversária para criar oportunidades e... desperdiçar as mesmas. 

Antes do apito final, Dário Essugo ainda deixou o Sporting a jogar com menos uma unidade após uma entrada imprudente que valeu o cartão vermelho direto, mostrado pelo árbitro António Nobre. 

Feita as contas, o Sporting soma o sétimo triunfo consecutivo e contabiliza agora 28 pontos e salta para o pódio, à condição, com os mesmos pontos do Sp. Braga. O Benfica tem mais nove, com menos um jogo disputado, ao passo que o FC Porto acumula 32. Os leões voltam a entrar em ação no dia 8 de janeiro, com a vista ao Marítimo, uma jornada antes de se deslocarem à Luz, para o dérbi frente ao rival Benfica, no dia 15. 

Por seu turno, o Paços de Ferreira prossegue uma temporada para esquecer e continua sem conhecer o sabor da vitória ao cabo de 18 jogos. Os pacenses continuam no último lugar com apenas dois pontos amealhados. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Adán; Matheus Reis, Coates, Inácio; Pedro Porro, Essugo, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Edwards, Trincão e Paulinho.

ONZE DO PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Lima, Flávio Ramos, Ferigra, Antunes; Holsgrove, Matchoi, Thomas, Rui Pires; Gaitán e Delgado. 

Antevisão

O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Paços de Ferreira em jogo da 14.ª jornada da I Liga. A atravessar um período positivo de seis vitórias consecutivas, os leões querem fechar o ano com 'chave de ouro' perante os seus adeptos, em Alvalade. 

Além disso, a equipa orientada por Rúben Amorim também quer igualar em termos pontuais o Sp. Braga, que apenas amanhã vai a jogo, com a receção ao líder Benfica. 

Do outro lado, em Alvalade, estará o Paços de Ferreira, a única equipa sem qualquer vitória nas competições internas e que ocupa a última posição do campeonato. 

O duelo entre o Sporting e o Paços de Ferreira está marcado para as 21h15 e terá arbitragem de António Nobre, da associação de Leiria.

Leia Também: "Coates é um grande líder e um grande capitão para o Sporting"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas