O Sporting recebeu e venceu o Paços de Ferreira (3-0), esta quinta-feira, em jogo da 14.ª jornada da I Liga. Os leões chegaram, assim, à sétima vitória consecutiva, ao mesmo tempo que igualam em termos pontuais, ainda que de forma provisória, o Sp. Braga, que amanhã recebe o Benfica.
Curiosamente, tal como havia acontecido frente aos minhotos, também em Alvalade, os leões resolveram a partida contra os pacenses logo na primeira parte e com uma entrada de rompante. Na segunda parte, os comandados de Amorim entraram em 'gestão'. Ainda assim, o objetivo foi conquistado com distinção: ganhar e sem sofrer golos no encerrar do ano civil de 2022.
Filme do jogo
A primeira parte foi de sentido único e cedo a resistência pacense foi por água abaixo. Antunes complicou, meteu a bola no sítio mais perigoso e o Sporting... marcou. Pedro Porro, em modo ponta de lança, apareceu no coração da grande área para colocar os leões na frente do marcador logo aos três minutos, num lance no qual o guardião Jordi também não ficou isento de culpas.
O Sporting ficou confortável, o Paços sentiu-se apertado e até ao intervalo o avolumar da vantagem acabou por ser mais do que uma consequência natural. Nuno Santos (22') marcou o segundo, após bela jogada de contra-ataque e uma 'prenda' de Edwards, e Paulinho (45') 'sacou' de um mergulho para assinar o terceiro golo do Sporting, após belo cruzamento de Pedro Porro.
Ao intervalo, a vantagem dos leões era mais do que uma justa perante uma equipa do Paços de Ferreira 'presa por arames'.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 3-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
🟡 Jogo praticamente de sentido único
🟢 Leão aproveitou erros e adiantamento defensivo
🟡 Castores pouco mais que inofensivos#Ligabwin #LigaPortugalbwin #SCPFCPF pic.twitter.com/W7K9LBL6gd
Na segunda parte, o Paços conseguiu esboçar uma reação e foi dando algum trabalho à linha defensiva liderada por Coates - que esta noite completou o 300 jogo ao serviço do Sporting. Ainda assim, as iniciativas pacenses não tiveram efeitos práticos, ao passo que os leões iam aproveitando o espaço nas costas da defesa adversária para criar oportunidades e... desperdiçar as mesmas.
Antes do apito final, Dário Essugo ainda deixou o Sporting a jogar com menos uma unidade após uma entrada imprudente que valeu o cartão vermelho direto, mostrado pelo árbitro António Nobre.
Essugo é 🟥 expulso pela 2.ª vez esta época, a 1.ª na equipa principal do Sporting - já tinha sido expulso pelo Sporting B
— Playmaker (@playmaker_PT) December 29, 2022
Nos 4 últimos jogos pela equipa principal do Sporting, Essugo viu 3 amarelos e um vermelho pic.twitter.com/cUwJvXGBkT
Feita as contas, o Sporting soma o sétimo triunfo consecutivo e contabiliza agora 28 pontos e salta para o pódio, à condição, com os mesmos pontos do Sp. Braga. O Benfica tem mais nove, com menos um jogo disputado, ao passo que o FC Porto acumula 32. Os leões voltam a entrar em ação no dia 8 de janeiro, com a vista ao Marítimo, uma jornada antes de se deslocarem à Luz, para o dérbi frente ao rival Benfica, no dia 15.
Por seu turno, o Paços de Ferreira prossegue uma temporada para esquecer e continua sem conhecer o sabor da vitória ao cabo de 18 jogos. Os pacenses continuam no último lugar com apenas dois pontos amealhados.
Equipas iniciais
ONZE DO SPORTING: Adán; Matheus Reis, Coates, Inácio; Pedro Porro, Essugo, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Edwards, Trincão e Paulinho.
O 𝐎𝐍𝐙𝐄 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 dos Leões para o regresso à #LigaPortugal 🦁#DiaDeSporting #SCPFCPF pic.twitter.com/umMkt4NBj5
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) December 29, 2022
ONZE DO PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Lima, Flávio Ramos, Ferigra, Antunes; Holsgrove, Matchoi, Thomas, Rui Pires; Gaitán e Delgado.
Já há 1️⃣1️⃣ para o jogo com o Sporting CP!
— FC Paços de Ferreira (@fcpf) December 29, 2022
𝘚𝘶𝘱𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦𝘴: Vekic, Pedro Ganchas, Jorge Silva, Fernando Fonseca, Bastien Toma, Arthur Sales, Uilton, Mauro Couto e Adrián Butzke. #DefendeOAmarelo #LigaPortugalBwin #SCPFCPF pic.twitter.com/I2L41AfXg0
Antevisão
O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Paços de Ferreira em jogo da 14.ª jornada da I Liga. A atravessar um período positivo de seis vitórias consecutivas, os leões querem fechar o ano com 'chave de ouro' perante os seus adeptos, em Alvalade.
Além disso, a equipa orientada por Rúben Amorim também quer igualar em termos pontuais o Sp. Braga, que apenas amanhã vai a jogo, com a receção ao líder Benfica.
Do outro lado, em Alvalade, estará o Paços de Ferreira, a única equipa sem qualquer vitória nas competições internas e que ocupa a última posição do campeonato.
O duelo entre o Sporting e o Paços de Ferreira está marcado para as 21h15 e terá arbitragem de António Nobre, da associação de Leiria.
Leia Também: "Coates é um grande líder e um grande capitão para o Sporting"