Meteorologia

  • 01 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Pedr(eir)a no sapato dita primeiro grande 'tropeção' do Benfica na época

Ao 29.º jogo da temporada, águias viram longa série de invencibilidade ser quebrada pelo Sporting de Braga, naquele que foi o último duelo do campeonato em 2022.

Pedr(eir)a no sapato dita primeiro grande 'tropeção' do Benfica na época
Notícias ao Minuto

23:13 - 30/12/22 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Na despedida de 2022, o Benfica escorregou (e de que maneira) no reduto do Sporting de Braga, ao perder por uns esclarecedores 3-0, esta sexta-feira, colocando fim à série de 28 jogos consecutivos sem derrotas desde o arranque da temporada.

Os bracarenses não podiam ter pedido melhor entrada na partida, uma vez que aos 63 segundos já Abel Ruiz tinha feito o gosto ao pé, num primeiro tempo dominado pelo Sporting de Braga, que ainda foi para o intervalo a vencer por uma margem mias confortável, com golo apontado, curiosamente, por Ricardo Horta, aos 32 minutos.

No regresso dos balneários, Schmidt arriscou ao colocar Musa e até se pode dizer que o Benfica chegou a ameaçar reduzir a desvantagem, mas a verdade é que o bis de Ricardo Horta, a 20 minutos do fim, sentenciou as dúvidas de um encontro em que o Benfica esteve muito aquém das expectativas, naquele que foi o regresso de ambas as equipas ao campeonato após a pausa para o Mundial.

Onde andou o Benfica?

Roger Schmidt não hesitou em fazer regressar os campeões mundiais Nicolás Otamendi e Enzo Fernández ao onze das águias, mas não se pode dizer que as coisas tenham corrido bem.

Logo a abrir a partida, na sequência de uma bola parada, Abel Ruiz surgiu em zona oportuna e, sem deixar 'aquecer o motor', abriu o ativo na Pedreira, com apenas 63 segundos decorridos.

Esperava-se uma reação do Benfica, que ainda viu Gonçalo Ramos pedir uma grande penalidade, mas a verdade é que foi o Sporting de Braga a criar as melhores ocasiões, num primeiro tempo em que a formação lisboeta praticamente não existiu.

Vlachodimos ainda negou o bis de Abel Ruiz, numa oportunidade aos 26 minutos, mas já não conseguiu travar o remate de Ricardo Horta (32'), meia dúzia de minutos depois, culminando numa vantagem mais confortável por parte dos bracarenses.

Antes do intervalo, Victor Gómez ainda assustou o guardião das águias, sendo que o Benfica apenas conseguiu ameaçar num cabeceamento de Otamendi, já no fecho da primeira metade.

Reação tímida esbarrou numa Horta bem cultivada

Já com um amarelo, Florentino não regressou para a segunda parte e Roger Schmidt arriscou ao lançar Petar Musa, num regresso de descanso que até pareceu fazer bem ao Benfica, com as investidas de Gonçalo Ramos e Aursnes a ameaçar dar cor ao marcador.

A reação foi curta e tímida, pelo que também os bracarenses conseguiram chegar à baliza contrária, com os remates de André Horta e Iuri Medeiros a obrigarem Vlachodimos a estar atento.

Numa altura em que o Benfica estava instalado no meio-campo adversária, uma transição bem desenhada pelos minhotos chegou para sentenciar as dúvidas, com o bis de Ricardo Horta a culminar no 3-0 final.

Com este resultado, o Benfica mantém os mesmos 37 pontos na liderança (agora com mais cinco por comparação ao rival FC Porto), enquanto o Sporting de Braga, que reagiu com classe à goleada sofrida diante do Sporting (5-0) na Taça da Liga, passa a somar 31, na terceira posição.

Momento do jogo: O terceiro golo dos bracarenses (o bis de Ricardo Horta) acabou por sentenciar todas as dúvidas, principalmente por surgir a 20 minutos do fim quando o Benfica procurava reduzir a desvantagem.

Leia Também: Abel Ruiz nem deixou 'aquecer o motor' e Benfica entrou a perder em Braga

Leia Também: Gonçalo Ramos ficou a pedir penálti neste lance. Pinheiro mandou seguir

Leia Também: O golo de Ricardo Horta que confirmou o pesadelo do Benfica no Minho

Onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Nuno Sequeira; Al Musrati, Racic, André Horta, Iuri Medeiros; Ricardo Horta e Abel Ruiz.

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Álex Grimaldo; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Enzo Fernández, João Mário; Rafa Silva e Gonçalo Ramos.

Antevisão

É com um jogo grande, ao qual até já podemos chamar de Clássico, que a I Liga fecha as portas neste ano de 2022. O Sporting de Braga recebe, esta sexta-feira, o Benfica, em jogo da 14.ª jornada do campeonato nacional.

Os encarnados são líderes isolados da competição, mas viram, nos últimos dias, o FC Porto reduzir distâncias para a liderança, procurando, certamente, repor essa vantagem na sempre difícil deslocação até à Pedreira.

Já o Sporting de Braga procurará esquecer a goleada sofrida diante do Sporting (5-0) e que ditou a despedida dos minhotos da Taça da Liga.

Na antevisão a este encontro, Roger Schmidt disse esperar um jogo muito difícil em Braga. Já Artur Jorge,

O encontro entre Sporting de Braga e Benfica, que será apitado pelo minhoto João Pinheiro, tem apito inicial agendado para as 21h15.

Leia Também: Sp. Braga-Benfica: Duelo quente para fechar ano com 'chave de ouro'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório