O Sporting prepara-se para visitar o Benfica em jogo da 16.ª jornada da I Liga. Os leões vinham com entusiasmo para 2023, mas esbarraram num Marítimo renovado.
"Ano novo, vida nova", terá gritado o emblema insular, que derrotou por 1-0 um Sporting irreconhecível. Em véspera de dérbi, um tropeção destes era o que Rúben Amorim menos queria, um resultado que, espera-se, não deverá mudar a forma como os leões vão abordar o grande jogo da jornada.
Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Rui Barreiro lançou o dérbi de Lisboa. O antigo conselheiro do Sporting viu o momento da equipa piorar depois da derrota na Madeira e justificou a fraca exibição com a ausência de um jogador.
"O ambiente, de facto, é adverso. Contudo, o Sporting tem de reagir e esta é a melhor altura para o fazer. A lesão do Morita acaba por ter um peso grande na performance recente do Sporting", começou por dizer.
Sporting perdeu frente ao Marítimo por 1-0 no primeiro jogo de 2023© Global Imagens
Rui Barreiro falou sobre desilusão e sobre os problemas que persistem na frente de ataque do Sporting, na qual acredita não haver competitividade desde o arranque da temporada.
"Claramente, a equipa desiludiu. Demos uma primeira parte de avanço e houve baixa intensidade. Basta ver a estatística para vermos o número de remates e o perigo que tivemos. Temos de ser mais letais e houve ali algumas ocasiões em que não o fomos. Não soubemos reagir aos problemas que o Marítimo nos colocou. Problema na finalização mantém-se? Pessoalmente, desde o início da época desportiva que não temos competitividade interna necessária na frente de ataque, nomeadamente na posição de ponta de lança. Se olharmos para os nossos adversários, verificamos que temos falta disso. O nosso orçamento não permitiu que chegássemos mais longe, mas necessitamos e isso acaba por se fazer sentir quando os jogadores não mantêm a mesma forma ou não estão inspirados. Com isso, é preciso mudar e as alternativas no banco não permitem essas mudanças, sendo natural que haja alguns jogos em que as coisas não correm bem", disse ainda.
A derrota na Madeira não deverá mudar a visão de Rúben Amorim para o dérbi, em que Rui Barreiro deposita confiança em vésperas de um jogo com "impacto internacional".
"Podemos considerar que este jogo foi uma espécie de ensaio geral que não correu bem e que, agora, na Luz, irá correr melhor. É verdade que esses jogos motivam os jogadores e, portanto, temos de acreditar na capacidade do treinador em escolher os melhores e motivá-los para fazermos um bom jogo. Este jogo tem impacto internacional e faz todo o sentido que se espere um grande jogo e que o Sporting faça valer os argumentos que tem para se manter competitivo no campeonato nacional", acredita.
Sporting venceu na última visita ao Estádio da Luz© Getty Images
Na última visita ao Estádio da Luz, o Sporting venceu por 3-1. Nesta época, em momentos diferentes na I Liga, os leões voltam à casa do rival, segundo Rui Barreiro, com plenas condições de enfrentar as águias e mostrar a qualidade que não terá mostrado frente ao Marítimo. O antigo conselheiro do Sporting lançou ainda um apelo relativamente à arbitragem.
"Julgo que a equipa tem todas as condições para fazer um bom jogo. É um jogo importantíssimo, independentemente da zona na tabela de classificação, é um jogo entre rivais e sempre de tripla. Espero que seja um grande jogo e que o Sporting possa ganhar, tal como espero uma grande arbitragem. O Sporting tem sido bastante penalizado nos últimos tempos com muita dualidade de critérios e sempre a penalizar o Sporting", frisou, ainda.
No mundo do futebol diz-se que o favorito nem sempre é a equipa que está no melhor momento. Rui Barreiro acredita que poderá haver um favorito para o dérbi, mas vê o Sporting com a obrigação de sair por cima, mesmo que o momento não seja o melhor.
"Quem joga em casa, à partida, terá a vantagem. Todavia, julgo que, se olharmos para os resultados dos últimos tempos, podemos encontrar um favorito, mas parece-me que o Sporting deve encarar este jogo como um jogo para ganhar e não para ir à procura de outro resultado que não seja a vitória. Época do Benfica assusta? O Benfica já teve melhores prestações do que tem neste momento. Independentemente dos resultados que tem tido, depois da paragem para o Mundial'2022, o Benfica, por razões várias, diminuiu a sua qualidade de jogo. Isso pode jogar a favor do Sporting. Aliás, o Sporting tem claramente de ganhar este jogo. O Benfica até o pode empatar e pode ser um bom resultado para eles, mas nestes jogos nenhuma das equipas quer perder", afirmou.
Sporting é quarto colocado da I Liga com 28 pontos, menos 12 que o Benfica© Getty Images
Caso o Sporting saia derrotado da Luz, um adeus definitivo à luta pelo título nacional poderá estar mais perto. Rui Barreiro não quer deitar a toalha ao chão e acredita que orçamentos e exibições recentes de pouco valem em jogos de 'grandes'.
"Enquanto for matematicamente possível, nunca se diz adeus. Agora, efetivamente há um ditado popular que diz que 'candeia que vai à frente alumia duas vezes'. Recentemente tivemos um caso paradigmático: o Sporting ganha ao 5-0 ao Sp. Braga e, no jogo seguinte, o Sp. Braga vence o Benfica por 3-0. Virá daí a beleza do futebol. Nem os orçamentos ganham jogos, nem as exibições anteriores garantem que a seguinte será enquadrada da mesma maneira. Isso tudo tem algum impacto nos resultados. Como sportinguista, acredito que possamos ganhar o jogo porque tem argumentos para isso. Que eles sejam postos em cima do campo", concluiu.
Leia Também: Benfica vence Sporting no dérbi de sub23 e é ainda mais líder