Leão 'cavalga' nas costas de Porro e não deixa escapar sonho da Champions

Internacional espanhol assistiu para o golo de Pedro Gonçalves e marcou ele próprio o golo que valeu a primeira vitória aos leões no novo ano.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
20/01/2023 23:14 ‧ 20/01/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I liga

O Sporting colocou, esta sexta-feira, um ponto final na série de jogos sem vencer no campeonato e conquistou os três pontos na receção ao Vizela (2-1), em jogo da 17.ª jornada da I Liga. É a primeira vitória dos verde e brancos no ano de 2023, depois de uma derrota na Madeira e o empate na Luz.

Pedro Gonçalves (59') e Porro (90+5') anotaram os golos dos verde e brancos. Méndez fez o golo de honra do Vizela (75'), numa partida em que os defesa espanhol dos leões voltou a estar em evidência pelas melhores razões.

Filme do jogo:

Como em equipa que resulta não se mexe, Rúben Amorim apostou na titularidade do mesmo onze que no fim de semana tinha empatado em casa do líder Benfica. De destacar a presença do reforço argentino Mateo Tanlongo no banco de suplentes.

Num jogo muito movimentado, o Sporting foi melhor que o adversário nos primeiros 45 minutos e teve mesmo as melhores oportunidades para marcar na primeira meia hora. Nesse período, Trincão, por duas vezes, e Paulinho , podiam ter colocado os leões em vantagem, mas pela frente encontraram um guarda-redes do Vizela que estava em excelente forma.

Logo aos cinco minutos, Paulinho seguia isolado para a baliza dos minhotos, após um belo passe de Coates, mas Buntic defendeu com a cara. Depois, aos 12', o croata voltou a estar em evidência e negou um disparo perigoso de Trincão quando o internacional português também estava isolado. O ex-Sp. Braga voltou a ter uma ocasião soberana aos 20 minutos, mas escorregou no momento do remate de pé direito e a bola morreu nas mãos de Buntic.

Pelo meio destas ocasiões dos verde e brancos, o Vizela também desperdiçou uma soberana ocasião por Osmajic que, aos 11 minutos, também surgiu sozinho perante Adán, mas o guarda-redes espanhol mostrou-se atento e fez uma defesa fácil ao desvio do avançado dos vizelenses.

Nos últimos 15 minutos a partida desceu muito de qualidade, o que valeu alguns assobios na saída das equipas para os balneários. Ainda assim, houve espaço para algumas aproximações perigosas às balizas. Junto da baliza de Adán, Coates roubou a bola a Osmajic na hora H. Do lado contrário, e após um falhanço de Paulinho, Porro rematou para defesa atenta de Buntic.

Para o segundo tempo, Rúben Amorim promoveu o regresso de Morita aos relvados, o que ditou o adiantamento de Pedro Gonçalves para terrenos mais avançados. Depois do português ter falhado por pouco o primeiro do encontro aos 47 minutos, acabou mesmo por aparecer no sítio certo para quebrar o nulo em Alvalade ao minuto 59. Matheus Reis ganha em velocidade na esquerda e fez um cruzamento que a defesa do Vizela não cortou. A bola chega a Pedro Porro que serviu Pote para o primeiro da partida.

O remate certeiro de Pedro Gonçalves, o 11.º esta época, teve o condão de desbloquear a partida e Paulinho podia ter feito o segundo minutos depois. Aos 63', Paulinho trabalhou bem na direita, mas o remate saiu ao pontos. Logo a seguir, o avançado chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes de Buntic, mas a bola já tinha ultrapassado a linha de fundo antes do cruzamento de Pedro Porro na direção do avançado português.

Na reação a estes minutos mais prometedores do Sporting, o Vizela assinou o empate em Alvalade aos 75 minutos, num lance algo polémico. Depois de um cruzamento de Matheus Pereira, Alex Méndez apareceu a cabecear certeiro para o fundo das redes de Adán. O lance foi muito contestado pelos jogadores do Sporting, que apontam para o facto da bola ter batido no árbitro Rui Costa durante a jogada do golo, mas o árbitro portuense, após consultar o vídeo árbitro Bruno Esteves, validou o remate certeiro dos vizelenses.

Com 15 minutos pela frente, Rúben Amorim lançou em campo o reforço Mateo Tanlongo, que se estreou pelos verde e brancos, e Chermiti para tentar dar a volta ao rumo do encontro. Pouco tempo após a igualdade, os jogadores do Sporting pediram grande penalidade. Porro cruzou e de pronto os atletas apontaram para uma possível mão de Bruno Wilson. Mas nada foi marcado.

Porém, o mesmo não foi decidido já nos descontos do segundo tempo. Numa altura em que Coates já jogava a ponta de lança, o VAR Bruno Esteves descobriu uma grande penalidade após falta de Igor Julião sobre Paulinho. Depois de Rui Costa apontar para a marca de grande penalidade, Pedro Porro foi chamado a converter e assinou o golo da vitória dos leões (90+5').

O Sporting alcançou, assim, uma vitória tardia diante do Vizela e chegou aos 32 pontos na tabela classificativa, mantendo o quarto lugar, e a quatro pontos do FC Porto, que nesta ronda ainda joga em Guimarães. Por seu turno, o Vizela ocupa a oitava posição com 21 pontos.

Momento do jogo: Igor Julião fez falta sobre Paulinho, tocando na cabeça do avançado português, e o árbitro Rui Costa apontou penálti. Chamado a marcar o castigo máximo, Pedro Porro não falhou e entregou a vitória aos leões.

Equipas inicias

Sporting: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Morita, Rochinha, Tanlongo, Arthur Gomes, Esgaio, Marsà e Chermiti.

Vizela: Fabijan Buntic, Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson Jesus, Kiki Afonso, Aidara, Raphael Guzzo, Samu Silva, Kiko Bondoso, Milutin Osmajic e Nuno Moreira.

Suplentes: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matheus Pereira, Lacava, Mendez, Zohi, Rashid, Tomás Silva e Etim.

Antevisão

O Sporting procura regressar às vitórias na I Liga, esta sexta-feira, para reduzir o atraso em relação aos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época. Os leões recebem o Vizela, em jogo da 17.ª jornada e última da primeira volta.

Os verde e brancos não venceram nas duas últimas rondas, perdendo por 1-0 no estádio do Marítimo, penúltimo classificado, e empatando 2-2 na visita ao Benfica, no domingo passado, o que manteve em 12 pontos o atraso para o rival lisboeta, líder isolado da prova.

A distância dos leões para o restante pódio não é fácil. Os verde e brancos estão a oito pontos do Sporting de Braga, segundo classificado, e a sete do campeão FC Porto, terceiro, precisando, por isso, de não perder mais pontos sob pena de comprometerem, de forma definitiva, o acesso aos milhões.

O encontro entre Sporting e Vizela, que se realizará no Estádio de Alvalade, tem apito inicial agendado para as 21h15 e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting em 'jogo de paciência' por Diomandé. Leão tem um trunfo na manga

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas