O Sporting-Vizela de sexta-feira marcou a estreia de Matteo Tanlongo. O médio argentino somou os primeiros minutos com a camisola verde e branca na vitória leonina por 2-1.
À terceira oportunidade, o jovem jogador foi chamado a jogo, rendendo Manuel Ugarte no meio campo verde e branco. Ainda que com poucos minutos, Tanlongo já terá deixado uma boa versão em Alvalade.
Poucos minutos para começar
Foi ao minuto 77 que Rúben Amorim lançou Tanlongo em campo. Depois de ter estado no banco nos últimos dois jogos da equipa leonina, diante de Benfica e Marítimo, o argentino pôde experienciar pela primeira vez o ambiente de Alvalade, num jogo ainda tímido.
Tanlongo estreou-se com 13 minutos frente ao Vizela© Getty Images
Em 13 minutos de jogo, Tanlongo não teve qualquer ação defensiva, fruto do bloco alto do Sporting num momento em que o empate a um golo parecia a sentença. Com alguma liberdade ao lado de Morita, o jogador de 19 anos chegou à frente e rematou uma vez à baliza. Quanto aos passes, o argentino acabou o jogo com 12 passes feitos, com um acerto de 91.7%.
Os números ainda não são conclusivos, mas Tanlongo já terá mostrado algo que impressionou Amorim.
Treinador agradado
Não foram apenas 13 minutos de jogo, mas também as várias sessões de treino. Rúben Amorim assumiu-se no final do encontro muito agradado com o que tem visto de Tanlongo.
"Gostei do Tanlongo, muito enérgico. Tem trabalhado bem. Cada vez gosto mais dele pela forma como trabalha e lê jogo, que é algo muito importante na posição dele. Tem 19 anos, está aí para as curvas e vai evoluir", disse Amorim sobre o argentino, que não terá vida fácil a agarrar a vaga no meio campo.
Concorrência pesada
O meio campo do Sporting sofreu um duro golpe ao ver sair João Palhinha e, mais tarde, Matheus Nunes. Rúben Amorim puxou pelos jogadores que tinha, recrutou outros e acertou na fórmula.
Ugarte é o titular na posição mais defensiva do meio campo do Sporting© Getty Images
Hoje, o meio campo do Sporting pertence, na maioria, a Morita, recém-regressado de uma lesão, e a bManuel Ugarte, o maior rival de Tanlongo na posição. O internacional uruguaio entrou para ficar no onze dos leões, não dando sequer hipótese a Sotiris ou Dário Essugo. Ugarte conta com 1.808 minutos de jogo nesta época, prometendo grande luta na posição com Tanlongo.
Ainda assim, o facto de Sotiris não ter conseguido afirmar-se na equipa verde e branca pode significar a entrada de Tanlongo no plantel com rótulo de suplente de Ugarte. O grego, recorde-se, leva 413 minutos de jogo nesta temporada, apenas cinco no último encontro, contra o Paços de Ferreira, a 29 de dezembro de 2022.
Sotiris ainda não se afirmou no Sporting© Getty Images
Resta esperar para saber quais os planos imediatos de Amorim para Tanlongo. O argentino deverá estar na lista de convocados para o duelo com o Arouca, na Taça da Liga, marcado para amanhã, terça-feira.
Leia Também: "Tanlongo? Vai melhorar e gosto cada vez mais dele"