O Benfica confirmou, na madrugada de quarta-feira, que chegou a acordo com o Chelsea para a transferência de Enzo Fernández por um montante de 121 milhões de euros.
Em comunicado enviado à CMVM, as águias explicam os contornos do negócio, afirmando que o clube inglês terá "o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 3,78% para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador".
Adicionalmente, a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade e terá ainda de entregar ao River Plate o montante correspondente a 25% do valor da transferência deduzido dos montantes da solidariedade e dos serviços de intermediação", pode ler-se no mesmo comunicado.
Os exames médicos de Enzo terão sido cumpridos em Portugal e o médio argentino é esperado em Inglaterra nas próximas horas.
Percurso na Luz
Enzo Fernández chegou ao Benfica no último verão, com os encarnados a pagarem 10 milhões de euros por 75% do passe do jogador ao River Plate, clube que arrecadou mais oito milhões mediante objetivos. Quer isto dizer que o emblema argentino tem direito a cerca de 30 milhões de euros.
Enzo rapidamente se impôs na equipa encarnada, mas o interesse do Chelsea só ganhou maior dimensão após as prestações no Mundial'2022, no qual se sagrou campeão mundial pela Argentina.
Jogador mais caro de sempre na Premier League
O valor da transferência também coloca Enzo Fernández como o reforço mais caro de sempre na Premier League. O ex-Benfica superar Jack Grealish (118 milhões de euros) e Romelu Lukaku (113 milhões de euros).
Além disso, torna-se também no médio mais caro do futebol mundial, destronando Paul Pogba, por quem o Manchester United pagou 105 milhões de euros em 2016.
Em Stamford Bridge, Enzo terá à sua espera um contrato de longa duração até 2031, além de um ordenado muito superior ao que auferia na Luz.
[Notícia atualizada às 00h26]
Leia Também: "Enzo? O acordo com o Chelsea está feito. Faz parte do futebol"