Alvalade é reino de uns... e pesadelo de outros: Notas do Sporting-Braga

Equipa de Rúben Amorim voltou a golear os minhotos em casa. I Liga mantém-se aberta para os dois emblemas.

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
02/02/2023 07:44 ‧ 02/02/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Sporting voltou a vencer à mão cheia frente ao Sp. Braga nesta temporada. A goleada da noite de quarta-feira veio provar que o futebol pode ser uma caixinha de surpresas.

A equipa melhor colocada e com melhor forma acabou vergada. No terceiro duelo entre os dois emblemas nesta época, foi a segunda goleada sofrida pelo Sp. Braga frente ao Sporting, a segunda em Alvalade.

A casa dos leões não é de boas memórias para Artur Jorge e companhia. Depois de vencer na época passada, o Sp. Braga começa a temer Alvalade.

A vitória era essencial para os leões e foi conseguida. A caminhada rumo à Liga dos Campeões está relançada, ainda que Rúben Amorim tenha sido cauteloso no final do jogo a falar sobre o tema. A verdade é que o Sporting está a cinco pontos do Sp. Braga e as contas da I Liga voltam a baralhar-se.

Posto isto, vamos às notas.

A figura

Morita foi a figura do jogo. Não se trata apenas de um golo marcado, trata-se de uma partida muito bem conseguida, mais uma com a camisola do Sporting. O nipónico comandou o meio campo dos leões durante toda a partida, defendeu e atacou, foi o motor da equipa. Confirmou-se a 'velha teoria': o Sporting depende em grande parte do trabalho de Morita.

A surpresa

Chermiti surpreendeu no onze inicial. A fazer o papel de Paulinho, o jovem avançado entregou velocidade na manobra ofensiva, criou instabilidade na defesa do Sp. Braga. Com movimentos de rutura, arrastou o adversário para abrir espaços aos colegas e foi extremamente importante nos dois últimos golos do Sporting. A oportunidade foi muito bem aproveitada por Chermiti e, a pouco e pouco, Paulinho começa a ter concorrência na posição.

A desilusão

Niakaté ficou marcado pela negativa. Já com cartão amarelo, o defesa foi imprudente ao discutir com Nuno Almeida depois de uma falta. A expulsão do francês condicionou ainda mais a tarefa do Sp. Braga, cujas hipóteses ficaram mais reduzidas até ao final do jogo. Aliás, a expulsão de Niakaté expôs a defesa dos minhotos para mais dois golos. Al Musrati também não passou despercebido. 

Os treinadores

Rúben Amorim

Tudo o que queria, aconteceu. Pediu um arranque em grande na segunda volta da I Liga, aconteceu. Pediu mais atitude à equipa, aconteceu. Procurava ganhar em Chermiti a solução para Paulinho, parece que aconteceu. Este Sporting parece viver de uma bipolaridade quase incompreensível, usando o Sp. Braga como seu antídoto favorito. Já na Taça da Liga conseguiu descarregar em cima dos minhotos, repetindo a dose neste encontro. Falta saber se o leão será capaz de manter o nível exibicional, o que não conseguiu fazer antes.

Artur Jorge

Novo jogo para esquecer para a equipa do Sp. Braga. A equipa entrou no jogo condicionada, sem duas das suas opções de maior valor da primeira volta: Ricardo Horta, lesionado, e Vitinha, vendido. Banza e Abel Ruiz estiveram fora do jogo pela falta de ligação ao ataque, o meio campo teve dificuldades em acelerar a exibição e a defesa foi algo atabalhoada, ainda para mais depois da expulsão de Niakaté. O Sp. Braga perdeu o segundo lugar da I Liga, falta saber se em definitivo ou se terá força para responder à adversidade.

O árbitro

Nuno Almeida teve uma partida aceitável. Ainda que se tenha pedido em Alvalade uma outra decisão pelo calor do jogo, o árbitro acertou na maioria das decisões, ficando marcado, principalmente, pela expulsão de Niakaté e pelo penálti assinalado ao cair do pano.

Leia Também: A papel químico. Leão repete dose contra Sp. Braga e dá prova de vida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Inglaterra

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas