Seleção de padres vai à Roménia reclamar sexto título na Clerigus Cup

Depois de ter alcançado o terceiro lugar em 2020, a seleção portuguesa do clero vai à Roménia reclamar o sexto título no Europeu de futsal para padres católicos, competição que se tem revelado uma "experiência enriquecedora".

Notícia

© Lusa

Lusa
11/02/2023 08:22 ‧ 11/02/2023 por Lusa

Desporto

Futsal

É no Seminário de Vila Real que, em dia de treino, os párocos se reúnem para momentos de convívio antes da entrada em 'campo'. Das cartas ao 'ping pong', reina a descontração e o bom humor, naquele que é o grupo mais representativo da seleção portuguesa de futsal do clero.

"Além de padres, somos homens e precisamos de conviver e de fazer desporto. O futsal também nos une e congrega", vincou Ivo Coelho.

Em declarações à Lusa, garante que os padres lusos vão à Roménia para vencer. "Em 2020, queríamos ter conseguido igualar a Polónia em títulos. Tinha-nos dado gozo consegui-lo, mas vamos, agora, tentar ganhar o sexto título", vincou.

No último Europeu, na República Checa, a 'turma' portuguesa alcançou o terceiro lugar da competição, após ter perdido nas grandes penalidades frente à Bósnia (4-3).

Agora, na Roménia, com a Albânia, a Croácia e o Cazaquistão no grupo de Portugal, Ivo Coelho prevê encontrar "as dificuldades de sempre", frisando que "há cada vez mais preparação".

Porém, acima de tudo, considera o campeonato "uma experiência enriquecedora" e "muito gratificante a nível humano", opinião partilhada também por Marco Amaro.

"É um encontro com colegas com outros desafios e, nesta altura, estamos recetivos àquilo que vai ser o dizer e o sentir dos países de leste, que estão mais próximos da guerra [na Ucrânia]", reiterou.

Quanto à competição, o guarda-redes disse estar "animado" e "preparado", ainda que "dois anos de paragem" criem "alguma incerteza" face à performance das restantes seleções.

"Quem nos tem dado mais trabalho é a Polónia, mas a Bósnia também tem estado forte. Tudo depende de como a equipa se irá portar. Uma boa defesa faz um bom guarda-redes", alertou.

Na frente de ataque, André Meireles, cujo hat-trick na final de 2019, em Montenegro, 'carimbou' o quarto título consecutivo dos portugueses, garante que, apesar do "desafio grande" que é um Europeu, tem a 'pontaria' afinada.

"Vou em busca de golos para [alcançar] esta nossa missão do sexto título. Estamos todos focados nisto, cada um com a sua vocação e com o seu contributo", completou.

O jovem pároco Miguel Santos partilha da mesma confiança e quer "vencer a final" naquela que será a sua estreia nestas 'andanças'.

"Quando entramos em campo, é sempre para ganhar. Dizem que aquilo é um bocadinho difícil, mas nós também não somos fáceis", brincou.

A acompanhar o treino "precisamente" onde tudo começou, António Areias, 'velha glória' da seleção e grande impulsionador da prática de futsal na diocese, destacou a importância de criar "memórias que ficam para sempre", em especial através da "partilha com os colegas sacerdotes".

Quanto a prognósticos, ainda que a Polónia e a Croácia tenham "atletas muito bons", acredita na vitória da seleção portuguesa, uma vez que "os padres novos têm muita força de vontade e muita habilidade para o futsal", concluiu.

A prova, criada em 2003 e denominada como Clerigus Cup, realiza-se entre 13 e 17 de fevereiro na Roménia e conta com um total de 15 seleções inscritas.

A equipa nacional junta 14 párocos de diferentes dioceses do país, como Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, que irão disputar o Europeu de 'quinas' ao peito, com equipamentos oferecidos pela Federação Portuguesa de Futebol em 2020.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas