O Sporting alcançou o quinto triunfo consecutivo, este sábado, ao bater o Santa Clara por 3-0, animando a perseguição aos lugares do pódio, numa altura em que se avizinha a Páscoa e uma gema de leão foi suficiente para bater uma clara cada vez mais afundada na tabela da I Liga.
Num primeiro tempo de sentido único, os leões revelaram ser extremamente eficazes nas primeiras duas grandes aproximações à baliza contrária - com os remates certeiros de Paulinho e Francisco Trincão - e até podiam ter ido para o intervalo com outro resultado.
O Santa Clara ainda tentou dar uma imagem diferente no segundo tempo daquela que tinha deixado nos primeiros 45 minutos, mas acabou por permitir que o emblema de Alvalade voltasse a mexer com o marcador, através de Edwards, confirmando o bom momento do conjunto de Rúben Amorim na presente temporada, já depois do apuramento europeun diante do Arsenal.
De sentido único...
Face à ausência do castigado Esgaio, Rúben Amorim promoveu duas alterações no onze, nas laterais, com as entradas de Arthur Gomes e Nuno Santos, sendo que este último 'empurrou' Matheus Reis para o eixo central.
O Sporting arrancou a todo o gás e, depois de ter ficado a pedir grande penalidade por falta sobre Paulinho, não tardou em mexer com o marcador, precisamente por intermédio do avançado português. Na sequência de uma livre cobrado por Pedro Gonçalves, Paulinho apareceu no sítio certo para desviar a bola para o fundo das redes e, assim, deixar Alvalade a festejar aos 14 minutos.
Sensivelmente a meio da primeira parte, os açorianos 'meteram água' na construção e, num contra-ataque inicialmente conduzido por Marcus Edwards, permitiram que Francisco Trincão aproveitasse o pecado fatal para fazer o 2-0 aos 22 minutos.
Para lá da meia hora de jogo, os leões voltaram a ameaçar a baliza de Gabriel Batista e, a juntar à bola de Gonçalo Inácio à barra, também Paulinho voltou a estar perto do golo, num jogo em que o Sporting foi para o intervalo a vencer confortavelmente e sem sobressaltos.
Mais um erro, mais um golo
No regresso dos balneários, St. Juste rendeu Gonçalo Inácio no eixo da defesa e a verdade é que, à primeira aproximação, os leões voltaram a ser felizes, novamente graças a uma oferta dos açorianos.
Aos 53 minutos, um mau alívio de Sagna permitiu que Paulinho encontrasse Marcus Edwards numa zona privilegiada no interior da grande área e, depois de encontrar o melhor ângulo, surgiu mais um motivo de festejo em Alvalade.
Rúben Amorim foi aproveitando para dar mais minutos a jogadores como Tanlongo, Neto ou Rochinha e, pelo meio, a equipa de Accioly apenas assustou num remate de Bruno Almeida.
Com este resultado, o Sporting passa a somar 53 pontos na quarta posição, a três do Sporting de Braga e a cinco do FC Porto, enquanto o Santa Clara é último classificado, com 15 pontos.
Momento do jogo: O segundo golo do Sporting - apontado por Francisco Trincão - acabou por aparecer numa altura importante da partida, em que deixou os leões a vencer de forma tranquila, perante um Santa Clara cada vez mais
Leia Também: Santa Clara 'meteu água' e Trincão deixou Alvalade a festejar novamente
Leia Também: Paulinho abriu o ativo em Alvalade e festejou como só ele sabe
Leia Também: Paulinho ficou a pedir penálti em lance madrugador. Árbitro mandou seguir
Leia Também: Em tempos de Páscoa, Santa Clara 'oferece' prenda e Edwards não perdoa
Onzes
Sporting: Antonio Adán, Matheus Reis, Ousmane Diomandé, Gonçalo Inácio, Arthur Gomes, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Paulinho.
Santa Clara: Gabriel Batista, Piere Sagna, Adriano, Nogueira, Paulo Henrique, Bobsin, Kento Misao, Allano, Gabriel Silva, Bruno Almeida e Tagawa
Antevisão
Após a pausa para compromissos de seleções, Sporting e Santa Clara defrontam-se, este sábado, no regresso ao campeonato, quando faltam apenas nove paragens para o final da presente temporada.
Quando duas equipas em extremos opostos se cruzam, há a tendência de se pensar que o desfecho é 'lógico', porém, é precisamente nas retas finais das provas que podem acontecer as principais surpresas, algo que os açorianos procurarão 'provocar' em Alvalade.
Moralizados pelo apuramento na Liga Europa, ao eliminarem o Arsenal, os leões chegam à 26.ª jornada com uma série de quatro vitórias consecutivas após a derrota no Clássico diante do FC Porto, encontrando-se na quarta posição, a seis pontos do Sporting de Braga, embora com um jogo em atraso.
Já o emblema dos Açores, mesmo após a troca no comando técnico, continua sem saber o que é vencer desde o passado mês de novembro, levando seis derrotas consecutivas, na última posição da I Liga, numa altura em que se avizinham deslocações aos estádios dos quatro primeiros classificados.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), será ajuizado por André Narciso e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Santa Clara: Quando se cruzam dois extremos opostos...