Benfica e FC Porto protagonizam, na próxima sexta-feira, mais uma edição daquele que é considerado por muitos o Clássico mais apaixonante em território nacional.
Separados por 10 pontos, o título parece quase entregue e uma escorregadela dos dragões será fatal nas aspirações para a conquista do bicampeonato. Em conversa com o Desporto ao Minuto, Romeu, antigo jogador de Benfica e FC Porto, prevê um dragão mais desfalcado, porém também acredita num Clássico de resultado imprevisível.
"Naturalmente, será um jogo bem disputado, em que ambas as equipas vão querer mostrar a sua melhor versão e obviamente vão querer vencer. Um jogo sempre de resultado imprevisível, em que é muito difícil estar aqui a fazer futurologia. Agora, a equipa que joga em casa, neste caso o Benfica, tem sempre alguma vantagem. Também, devemos frisar que o FC Porto se encontra mais desfalcado para este Clássico", começou por dizer, antes de falar sobre possíveis níveis de stress.
"Não acredito em ansiedades. Falamos de jogadores já timbrados para este tipo de encontros. Estes são os palcos que mais entusiasmam e todos os jogadores querem ser protagonistas nestes embates". Romeu também não esconde que, apesar do resultado de sexta-feira, "o campeonato está praticamente entregue".
"Não estou a ver o Benfica a perder 11 pontos, e mesmo que os encarnados percam na próxima sexta-feira, o título está entregue. Não vale a pena estar aqui a dourar a pílula. O Benfica tem sido muito regular nas suas exibições, apesar do jogo em Vila do Conde, diante do Rio Ave, ter mostrado uma equipa com rendimento menos fulgurante do que nos tem habituado. O FC Porto também tem jogado muito bem, mas perdeu jogadores de enorme relevância", asseverou o antigo internacional português, frisando a importância de os dragões não falharam o acesso aos postos Champions.
"O FC Porto não pode falhar o acesso à Liga dos Campeões, porque isso é o que dá a possibilidade de 'comprar melões' e sem eles os dragões não conseguem ser uma equipa competitiva”. Já sobre a continuidade de Sérgio Conceição, Romeu não tem a mínima dúvida.
“Sérgio Conceição tem contrato até 2024, por isso o seu lugar não está em risco independentemente da posição em que termine. Aliás, Pinto da Costa já disse que se pudesse ficava com ele até 2050. Se Conceição vai embora? Não pode, tem um contrato a cumprir e não pode simplesmente 'bater com a porta' só porque não ganha um campeonato". Desafiámos ainda Romeu a um exercício de comparações entre os planteis e nalguns casos a balança cai efetivamente para um dos lados da barricada.
"Diogo Costa, não há comparação. Acho que é quase unânime que falamos de um dos melhores guarda-redes do mundo e Vlachodimos não está nesse patamar. Pepe ou Otamendi? São dois jogadores experientes, com enorme tarimba e que trazem uma forte liderança ao quarteto defensivo. Estão muito acima dos demais companheiros”, explicou Romeu, antes de prosseguir no raciocínio.
"João Mário tem sido mais regular e Otávio tem somado alguns interregnos. São jogadores que acrescentam muito às suas equipas. No sentido do desequilíbrio, Rafa e Galeno podem ser determinantes. É verdade que o Rafa joga mais pelo centro e Galeno pela ala, mas pode estar aqui a arma de fogo de ambos os treinadores no Clássico. Taremi ou Gonçalo Ramos? Dois grandes jogadores. O Ramos está a jogar numa posição mais fixa, o Taremi vem mais atrás buscar jogo, contudo ambos bons pontas de lança e mortais no seu habitat natural", rematou.
Leia Também: "Se o Benfica ganhar o Clássico, acabou o campeonato. É campeão"