Sexta-feira vai ser dia de Clássico e de regressos. Não será inédito, mas será um regresso curioso num momento importante do campeonato.
O Benfica-FC Porto vai marcar o regresso de Fábio Cardoso ao Estádio da Luz. O defesa central vai defrontar o clube que o ajudou a saltar para o futebol sénior, mas no qual nunca teve oportunidades.
Passado amargoso no Benfica
Depois de duas épocas e meia ao serviço da equipa B, Fábio Cardoso entrou nas fileiras para subir à equipa principal do Benfica. A transição, no entanto, nunca aconteceu, passando até despercebida numa altura em que a formação dos encarnados foi dando frutos... aos outros.
Tal como Fábio Cardoso, João Cancelo, Bernardo Silva e Hélder Costa, por exemplo, ficaram pelo caminho, não recebendo oportunidades de Jorge Jesus. Em troca, falando especificamente do defesa central, surgiu a oportunidade de jogar na I Liga com outra camisola.
Fábio Cardoso já vestiu a camisola do Benfica© Getty Images
Depois de época e meia emprestado ao Paços de Ferreira, a rescisão aconteceu. Fábio Cardoso rumou ao Vitória FC, uma aventura que lhe valeu o passaporte para a primeira, e única até agora, experiência fora de Portugal. Na Escócia, Fábio Cardoso abriu horizontes, mas não negou um regresso ao futebol português. O Santa Clara foi o clube que representou antes de rumar ao Dragão.
FC Porto mexeu com as emoções
Fábio Cardoso entrou no plantel do FC Porto no verão de 2021. Contratado como um reserva às opções titulares, o defesa luso depressa ganhou espaço e, hoje, é visto como um dos principais jogadores da posição.
O envolvimento na vida do clube azul e branco fez com que Fábio Cardoso sentisse a rivalidade com o Benfica, pela primeira vez, no lado de lá da barricada. Por isso terá deixado o ambiente mexer com as próprias emoções, tendo sido apanhado num episódio polémico.
Fábio Cardoso foi campeão na Luz pelo FC Porto© Getty Images
Após a conquista do título na Luz, com uma vitória por 1-0, Fábio Cardoso, juntamente com Otávio, foi gravado a entoar um cântico contra o Benfica. O episódio que causou desagrado nos adeptos encarnados e que, certamente, ainda estará fresco na memória de muitos.
Marcar ao Benfica? Fábio Cardoso já sabe o que é
Nove anos a representar o Benfica não impediram Fábio Cardoso de jogar contra as águias. Aliás, o defesa central não só jogou como já venceu e até marcou.
Em 11 duelos, Fábio Cardoso venceu cinco, um pelo Vitória FC, outro pelo Santa Clara, os restantes pelo FC Porto. O único golo que registou até agora foi num empate entre os açorianos e as águias, em 2021.
Fábio Cardoso marcou ao Benfica com a camisola do Santa Clara© Getty Images
Depois de 1.593 minutos de jogo na época de estreia no Dragão, o defesa de 28 anos galgou terreno, ultrapassou David Carmo nos planos de Sérgio Conceição e, na ausência de Pepe, tornou-se titular indiscutível ao lado de Marcano.
Em 26 jogos, Fábio Cardoso já leva três golos nesta época, podendo ampliar a contagem na viagem ao Estádio da Luz.
Fábio Cardoso vai defrontar o Benfica pela quinta vez enquanto jogador do FC Porto© Getty Images
O FC Porto guarda ambição de vencer e complicar as contas do título ao Benfica, ao passo que as águias querem vencer para manter-se perto da conquista da I Liga.
Leia Também: Fábio Cardoso: "Clássico? Nesta casa é sempre obrigatório vencer"