O FC Porto vai receber o Santa Clara neste sábado, em jogo da jornada 28 da I Liga. Os dragões vão tentar dar seguimento ao momento que foi alimentado na Luz, com a vitória frente ao Benfica.
Em casa, com a distância mais curta para o líder, o campeão nacional vai em busca de mais pontos para animar ainda mais a luta pelo título. Sem João Mário, por lesão, Taremi e Grujic, por castigo, Sérgio Conceição terá de mexer, uma vez mais, no onze inicial.
Do lado de lá da barricada, o Santa Clara vai ao Dragão com uma tarefa muito complicada em mãos. Danildo Accioly falou em "fazer história", mas a equipa açoriana perdeu os últimos cinco jogos e as esperanças de garantir a manutenção começam a desaparecer. Fora o FC Porto, os insulares vão ter de visitar Sp. Braga e Benfica nestas últimas sete jornadas do campeonato.
O FC Porto-Santa Clara joga-se a partir da 20h30 deste sábado, no Estádio do Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Antevisão: Esperamos um bom jogo de campeonato, com uma equipa que está a tentar alcançar os seus pontos para alcançar a manutenção. Temos de perceber de que forma se podem apresentar aqui desde que têm uma nova equipa técnica. Olhamos sempre para aquilo que temos de fazer, mas também para o adversário. Não sabemos que estratégia terá o adversário.
Confiança após o Clássico: Na antevisão ao jogo do Benfica disse que não era os resultados de fim de semana que nos iam dar mais confiança. Isso ganha-se com o trabalho diário. Obviamente que ganhar pontos ao rival que vai na frente é sempre bom, reduzimos a distância para o primeiro classificado. Os três pontos que ganhámos na Luz são tão importantes como os três que queremos ganhar ao Santa Clara.
Boletim clínico sempre preenchido: Nós temos o plantel todo disponível, menos os dois castigados (Grujic e Taremi) e o lesionado João Mário, que não estará pronto amanhã, nem no próximo jogo. Tem sido uma época difícil com muitos jogadores no departamento médico, sobretudo quando fomos a Milão. Estivemos até à última para saber quem podia jogar. Dois ou três ainda jogaram, mas foi muito difícil na preparação. Dificulta muito aquilo que é o nosso trabalho, apesar das indicações que temos do departamento. No caso do Pepe, ele entra no jogo e nem parece que não esteve à disposição, mas há todo um trabalho à parte. Isto não é desculpa para nada, para as derrotas com Rio Ave e Gil Vicente, por exemplo. Houve outras razões. Mas há coisas que dificultam a nossa tarefa como equipa técnica, isso sim.
Danildo Accioly
Visita ao Dragão: Não há más alturas para se fazer história. Queremos repetir aquilo que fizemos na primeira volta [empate 1-1, nos Açores] com uma equipa comprometida e aguerrida. Sabemos do elevado grau de dificuldade do jogo, mas de certeza absoluta que vamos dar o nosso melhor.
14 jogos sem vencer na luta pela manutenção: Vamos continuar a nossa caminhada. Enquanto houver esperança vamos trabalhar para que possamos sair dessa situação.
Estado da equipa: Nota-se que a equipa tem evoluído. Temos de manter este padrão e este nível que os jogadores, dia após dia, têm apresentado.
Erros caros: Temos sido penalizados. Temos pago caro os erros. Na situação em que nos encontramos, mais ainda. É preciso combater isso com concentração e com muita atenção aos pormenores do jogo, minimizando os riscos e erros, para que não possamos ser surpreendidos.
Últimos resultados
FC Porto: V-E-E-V-V
Santa Clara: D-D-D-D-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Wendell; Otávio, Uribe, Grujic, Galeno; Taremi, Pepê.
Santa Clara: Gabriel Batista, Sagna, Ygor Nogueira, Boateng, Paulo Henrique; Adriano, Andrezinho, Kento Misao; Costinha, Allano, Matheus Babi.
Ausências
FC Porto: João Mário, Grujic, Taremi.
Santa Clara: Tomás Domingos, Paulo Henrique, Marco Pereira, Kento Misao, Nanu.
Leia Também: "Os três pontos da Luz são tão importantes como frente ao Santa Clara"