O FC Porto cumpriu com sucesso a missão de ir buscar três pontos a Paços de Ferreira (2-0) na noite de sábado. O conjunto azul e branco não assinou uma exibição de mão cheia na Capital do Móvel, mas fez o suficiente para arrecadar o quarto triunfo consecutivo, ao mesmo tempo que deixou o Benfica pressionado a vencer este domingo o Estoril, caso queira repor a vantagem de quatro pontos na liderança.
O Paços de Peixoto até surgiu em campo com vontade de lutar por pontos, mas tudo mudou à beira do intervalo, por conta de um cartão vermelho, mostrado ao escocês Holsgrove. Os pacenses ficaram sem menos uma unidade para a segunda parte e... desmoronaram.
Não faltaram, por isso, protagonistas na noite de ontem. Vamos a eles.
A figura
Pepe deu nova demonstração de que a idade é apenas um número. Sereno, inteligente e... ágil. O momento em que faz um sprint para travar a investida de Guedes, que já havia deixado Marcano e Otávio para trás, é uma autêntica lição para os mais novos. É a extensão de Sérgio Conceição em campo, mas não se esconde atrás do estatuto.
A surpresa
Vekic tudo fez para deixar a baliza pacense imaculada e só quebrou com a grande penalidade de Taremi. Antes disso, estava a ser um autêntico pesadelo para o avançado iraniano que tremia sempre que o tinha de enfrentar. Nota positiva apesar dos dois golos sofridos.
A desilusão
Jordan Holsgrove 'borrou a pintura' à beira do intervalo. Tinha acabado de levar um cartão amarelo quando decidiu ir ao relvado e fazer uma entrada... arriscada. Viu o segundo amarelo, o consequente vermelho, e condenou a equipa a sair do jogo sem qualquer ponto.
Os treinadores
César Peixoto
A expulsão de Holsgrove fez ruir a estratégia do treinador do Paços de Ferreira, que nos primeiros 45 minutos foi conseguindo ombrear com o FC Porto. Causou perigo e não mostrou receio em ter bola. Nos segundos 45 minutos tentou adiar ao máximo o golo do FC Porto, mas esse acabaria mesmo por chegar.
Sérgio Conceição
O FC Porto voltou a apresentar dificuldades claras na hora de finalizar e os lances desperdiçados por Taremi são prova disso. Ainda assim, o FC Porto soube corrigir os erros protagonizados contra o Santa Clara e evitou males maiores junto da baliza de Diogo Costa.
O árbitro
Noite trabalhosa para Fábio Veríssimo. O jogo foi muito quezilento e o árbtiro teve de puxar pelo cartão várias vezes, dando, inclusive, ordem de expulsão na primeira parte. O lance do penálti que assinalou, após consultar as imagens, será o lance que mais discussão poderá motivar.
Leia Também: VAR entra em ação e FC Porto vê penálti ser revertido na Capital do Móvel