Há rótulos que dificilmente se perdem no tempo, mas talvez Ricardo Esgaio possa vir a escapar a essa lógica por tudo aquilo que (de bom) tem feito ao serviço do Sporting, acumulando diversos votos de confiança por parte de Rúben Amorim.
O defesa de 29 anos nunca teve vida propriamente fácil em Alvalade, de tal forma que cada deslize - por mínimo que fosse - era alvo de chacota. Porém, as coisas parecem estar a mudar, e são cada vez mais os aplausos, por comparação aos assobios a cada exibição que o futebolista português realiza, ele que se estreou a marcar pelo Sporting no passado domingo, diante do Famalicão (2-1), ao fim de 123 jogos no 'reino' do leão.
Ricardo Esgaio trabalhou para atingir o sucesso e Rúben Amorim tem sido uma ajuda preciosa para o processo de afirmação do lateral-direito, quer pelas oportunidades concedidas (a titular ou a partir do banco), quer pelo discurso que muitas vezes adotou para enfrentar a ira dos adeptos, principalmente dos mais críticos a cada erro acumulado.
Na temporada passada, Ricardo Esgaio teve a (pesada) concorrência de Pedro Porro e até conseguiu realizar mais jogos na condição de titular (25) por comparação às ocasiões em que saiu do banco (19), num total de 44 partidas - um recorde entre todas as épocas ao serviço do emblema de Alvalade.
Esta época, o defesa 'ressuscitou' de dois pecados que podiam ter sido fatais na passagem pelo Sporting, e, ao 35.º jogo da época, conseguiu emocionar Alvalade com o tão desejado golo, mostrando cada vez mais força para reservar a sua posição... venha quem vier.
🇵🇹Ricardo Esgaio estreia-se a marcar pelo Sporting após 123 jogos.
— Playmaker (@playmaker_PT) April 30, 2023
Há dois anos e três meses que não marcava um golo: vs Torreense (SC Braga) na Taça de Portugal. pic.twitter.com/ESSZBRVG1M
'Sentar' Bellerín e adiantar-se a potenciais reforços
Pedro Porro saiu para o Tottenham na reta final do passado mercado de inverno, altura em que chegou Héctor Bellerín, numa transferência vista quase com o 'selo' de que a troca no corredor direito seria de espanhol por espanhol... mas não foi bem assim.
Ricardo Esgaio ficou debaixo de um forte coro de assobios após o empate em Braga (3-3), na jornada inaugural - entrou nos minutos finais e vacilou no lance que deu o empate para a ex-equipa - e sobretudo a derrota com o Olympique Marseille (0-2), num jogo em que não só cometeu uma grande penalidade, como recebeu ordem de expulsão, aos 19 minutos. Se no primeiro caso conduziu à desativação das contas nas redes sociais perante a lamentável onda de insultos, no segundo momento, perdeu espaço e foi somando cada vez menos minutos, até que tudo mudou.
A entrada do jogador emprestado pelo Barcelona no plantel levou a que Rúben Amorim fosse gerindo as duas principais opções para o corredor direito com relativo equilíbrio, mas é a Ricardo Esgaio que tem pertencido o maior palco nos últimos tempos, com assistências, oportunidades dignas de registo e, claro está, o tal golo que faltava.
O defesa ex-Sporting de Braga não só conseguiu 'sentar' Bellerín, que deverá estar de saída no final da época, como parece estar a cimentar cada vez mais o seu nome para fazer frente a eventuais reforços na próxima temporada, sendo que Milan van Ewijk e Tariq Lamptey são nomes bem posicionados para reforçar. Depois de ter impressionado e emocionado Alvalade, terá Ricardo Esgaio conseguido reservar (finalmente) um lugar que tanto procurou?
Leia Também: Sai Porro, entra Bellerín? Esgaio mete 'garras' de fora e anima Alvalade