Chegou a última paragem antes do Jamor. FC Porto e Famalicão defrontam-se, esta quinta-feira, em jogo relativo à segunda mão das 'meias' da Taça de Portugal, no tão desejado acesso à final do Jamor, que será disputada no próximo dia 4 de junho, onde estará o já apurado Sporting de Braga.
Os dragões chegam a um dos duelos mais importantes da época (após o triunfo por 2-1 na primeira mão) com uma série de seis vitórias consecutivas e, apesar de grande parte ter acontecido por margens tangenciais, a verdade é que se trata de um dos melhores momentos da temporada para a equipa de Sérgio Conceição.
Já o Famalicão procura continuar a fazer história na Prova-Rainha, sabendo de antemão que a tarefa não se avizinha nada fácil, atendendo à obrigação de carimbar uma reviravolta em pleno Estádio do Dragão, mas o bom futebol praticado pela equipa de João Pedro Sousa - que dificultou a tarefa a FC Porto e Sporting nos últimos jogos - obriga o emblema da cidade Invicta a estar atento.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), contará com a arbitragem de Manuel Mota e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Projeção da segunda mão: Não temos de pensar no jogo que já passou [em Famalicão]. Temos de olhar para o próximo. Mostra o nosso respeito por aquilo que eles têm feito. Uma equipa que mudou oito jogadores contra o Sporting e fez uma partida muito interessante. Vai ser um jogo extremamente difícil outra vez. Para nós, o jogo mais importante é já o de amanhã. Só depois pensaremos no Jamor, caso consigamos lá chegar".
Regularidade de triunfos pela margem mínima: "Nós vamos à procura de uma constante evolução, tanto individual, como coletiva. Olhamos para essa questão, claro. Em conjunto, com a equipa, tentamos encontrar soluções. Interessa que, seja por 1-0 ou 2-1, temos ganho. Claro que queríamos ganhar por três ou quatro golos, mas do outro lado há um adversário. Cada jogo tem a sua história. No final importa somarmos pontos e, neste caso, somar a qualificação".
Ambições na reta final: "Trabalhamos diariamente para nos focarmos em nós. Segue-se este jogo na Taça, depois no campeonato. Temos também que olhar para as idades e o carácter. Há uns que às vezes com 22 anos jogam Playstation. Em alguns jogos parece que o Pepe se atira para o chão por falharmos um golo. Revejo-me nisso. Mas há outros miúdos que não vivem esse momento dessa forma. A questão emocional também é decisiva e trabalhamos esse aspeto. Por um lado, queríamos que eles tivessem o tal brilho diariamente, mas são poucos. Essa paixão sem travão e não pensar em dois pares de estalos para acordá-los".
João Pedro Sousa
Expetativas: "Estamos motivados, naturalmente ansiosos. É um jogo importante, percebemos as dificuldades que vamos encontrar. Estamos prontos para este desafio. Será difícil, mas vamos tentar ultrapassar. É um orgulho estar na meia-final de uma prova tão importante. Vamos fazer o possível e o impossível para disputar a final".
Plano de jogo: "O que esperamos do nosso adversário é uma entrada muito forte. Vão querer resolver cedo. Faz parte da forma de jogar do FC Porto. Muito competitiva. Vão tentar anular-nos, pressionar-nos. Vai ser um desafio muito grande para nós, mas estamos motivados".
Balanço da Taça: "Sentimo-nos preparados para disputar o acesso à final. Ninguém nos vai tirar esta vontade, a alegria de disputar este jogo. Vamos para o jogo com alegria, aconteça o que acontecer, os jogadores estão de parabéns pela belíssima Taça de Portugal que fizeram".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Famalicão: D-D-V-V-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Wilson Manafá, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Matheus Uribe, Otávio, Stephen Eustáquio, Pepê, Evanilson e Mehdi Taremi.
Famalicão: Luiz Júnior, Martín Aguirregabiria, Otávio Ataíde, Riccieli, Rúben Lima, Gustavo Assunção, Gustavo Sá, Santi Colombatto, Pablo Felipe, Denilson Jr. e Leandro Sanca.
Ausências
FC Porto: João Mário (lesionado) e Iván Marcano (castigado)
Famalicão: Pelé, Puma Rodríguez e Théo Fonseca (lesionados)
Leia Também: Conceição reitera foco no Famalicão: "Se pensarmos em dois jogos..."