Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Com o 'tanque' na reserva até ao Jamor. As notas do FC Porto-Famalicão

Dragões repousaram sobre a vantagem adquirida na primeira mão das 'meias', sofreram e só nos descontos do prolongamento é que fecharam, de uma vez por todas, o apuramento para a final da Taça de Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
05/05/2023 07:26 ‧ 05/05/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto carimbou, esta quinta-feira, o apuramento para a final da Taça de Portugal, ao receber e bater o Famalicão, por 3-2, já em tempo de prolongamento, depois de ter desperdiçado a vantagem conquistada na primeira mão, quando foi ao Minho, vencer, por 2-1.

Os azuis e brancos assinaram aquela que foi, facilmente, uma das piores exibições de toda a temporada, sem o mínimo de intensidade, permitindo ao adversário impor o seu jogo, em pleno estádio do Dragão, logo desde os instantes iniciais.

Assistido por Ivo Rodrigues, Jhonder Cádiz fez, aos 21 minutos, o golo que provocou o primeiro sobressalto no 'reino' dos campeões nacionais em título, que, por sua vez, despertaram momentaneamente, para repor a igualdade, apenas sete minutos depois.

Matheus Uribe rematou para as mãos de Luiz Júnior, mas, no seguimento do lance, foi derrubado por Alex Dobre. Manuel Mota reviu as imagens, por sugestão do VAR, e apontou para a marca de grande penalidade, tendo Wenderson Galeno aproveitado para fazer o gosto ao pé.

Os azuis e brancos começaram a dar os primeiros 'sinais de vida', mas chegou o intervalo, e, com ele, mais uma 'soneca', que se prolongou até aos 75 minutos, quando, perante a passividade da defesa adversária, Iván Jaime atirou para o fundo das redes à guarda de Cláudio Ramos.

A eliminatória estava, uma vez mais, empatada, e podia mesmo ter ficado resolvida ainda antes do final do tempo regulamentar. Valeu o guarda-redes portista, que se aplicou para defender um remate de Enea Mihaj à 'boca da baliza', empurrando a decisão para o tempo extra.

Aí, os ânimos exaltaram-se, jogou-se mais com o coração do que com a razão, e o 'nó' só foi desfeito aos... 120+1 minutos, graças a um golaço de Otávio. Pelo sim, pelo não, três minutos depois, Evanilson deixou, também ele, a sua marca, e selou o resultado final.

O FC Porto marca, assim, encontro na final da Taça de Portugal com o Sporting de Braga, que teve uma tarefa bem mais simples, tendo 'despachado' o Nacional, por um resultado agregado de 7-2. O troféu decide-se no próximo dia 4 de junho, no Estádio Nacional do Jamor.

Figura

Iván Jaime assinou uma exibição notável, no estádio do Dragão, mas o apuramento do FC Porto teve a 'cara' de Otávio. O internacional português esteve, uma vez mais, ligado à ficha durante todo o jogo, a atacar, a defender, a descomplicar... Fez de tudo, e ainda lhe sobraram forças para, já depois dos 120, desferir o 'míssil' que desfez, de uma vez por todas, o 'nó'.

Surpresa

Evanilson só 'saltou' do banco aos 81 minutos, para o lugar de Toni Martínez, mas foi a tempo de fazer aquilo que o companheiro de equipa não fez, que é como quem diz, marcar. Quatro minutos depois dos 120, recebeu um passe de Mehdi Taremi e 'fuzilou' a baliza à guarda de Luiz Júnior, sentenciando o resultado final da eliminatória.

Desilusão

Jogo após jogo, Wendell teima em mostrar que não é uma opção à altura daquilo que o FC Porto precisa para o lado esquerdo da defesa. O brasileiro comprometeu a defender, e, a atacar, não esteve muito melhor, somando decisões erradas de forma consecutiva, que foram prontamente condenadas com assobios, por parte do exigente 'tribunal' do Dragão.

Treinadores

Sérgio Conceição: O FC Porto foi a completa antítese do seu treinador, ou seja, uma equipa amorfa, displicente e que fez por merecer o 'susto' por que passou. Sérgio Conceição poupou alguns dos 'pesos pesados', como Mehdi Taremi ou Evanilson, mas não teve alternativa se não lançá-los, com o avançar dos minutos, para tentar evitar uma eliminação que chegou a parecer bem possível.

João Pedro Sousa: Uma exibição carregada de personalidade do Famalicão, que recusou virar a cara à luta e que, desde bem cedo, impôs o seu jogo, em pleno estádio do Dragão. Os minhotos conseguiram sempre chegar com relativa facilidade ao último terço do terreno, mas pecaram na definição. Ainda assim, souberam explorar as bolas paradas e fizeram tudo o que estava ao seu alcance para alcançarem a final da Taça de Portugal.

Árbitro

Noite nada fácil para Manuel Mota, que optou por aplicar um critério técnico e disciplinar largo, o que acabou por 'salvar' este jogo, uma vez que, se tivesse sido mais rigoroso desde que fez soar o apito inicial, dificilmente este teria acabado com 22 jogadores em campo. Teve paciência, procurou serenar os ânimos, e, apesar das picardias, o espetáculo saiu a ganhar.

Leia Também: Pepe denuncia insulto racista: "O árbitro ouviu tudo. É inadmissível"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas