Um remate certeiro de Rafa Silva permitiu ao Benfica vencer, no sábado, o Sporting de Braga e deixar a equipa mais perto do título. O ex-internacional luso ligou a mota e marcou um golo que fez explodir a Luz, mas nem sempre o camisola 27 das águias tem sido alvo de elogios por parte dos adeptos.
Eterno mal amado entre as cores dos encarnados, o avançado português tem passado por períodos de alguma inconstância exibicional nas sete épocas que já leva de águia ao peito. E talvez seja por isso que é dos mais criticados pelos adeptos quando está em baixo de forma.
Mas o jogador, de 29 anos, tem consigo uma apetência que, por vezes, falta aos habituais goleadores do Benfica. É que Rafa Silva tem tendência para aparecer quando a equipa mais precisa e consegue resolver jogos que estavam a ser difíceis. Foi o caso no Estádio do Dragão esta época frente ao FC Porto, mas também contra o Famalicão e agora diante do Sporting de Braga.
Sporting de Braga é uma das vítimas preferidas
Contratado ao Sporting de Braga em 2016, o antigo internacional português não tem tido pudor diante da antiga equipa e os minhotos são mesmo um dos alvos preferenciais para Rafa Silva festejar um golo. Foram já cinco anotados aos arsenalistas. E até podiam já ser seis se o avançado o chapéus que fez no sábado a Matheus Magalhães, num lance que terminou na trave.
O Paços de Ferreira é o clube que sofreu mais golos marcados por Rafa. Foram já seis que o dianteiro festejou contra os castores. Seguem-se o Sporting, o Desportivo de Chaves e o Arouca, todos com cinco golos marcador por Rafa.
Maiores vítimas de 🇵🇹Rafa Silva:
— Playmaker (@playmaker_PT) May 6, 2023
6 Paços Ferreira
5 SC Braga
5 Sporting
5 FC Arouca
5 Chaves pic.twitter.com/jjvOvjUmaQ
Segunda melhor época na Luz
Apesar das constantes críticas de que é alvo, a verdade é que Rafa Silva está a realizar uma das melhores épocas em termos de produção goleadora desde que chegou à Luz em 2016/17. São já 13 os remates certeiros que o camisola 27 dos encarnados concretizou nesta temporada, dados que lhe valem o último lugar no pódio dos melhores marcadores do Benfica nesta época.
Este é o segundo melhor registo de Rafa Silva de águia ao peito e para achar melhor temos de recuar à temporada 2018/19 quando marcou por 21 ocasiões, naquela que é a sua melhor marca na carreira.
E até a nível de assistências Rafa tem estado em bom plano. O português leva 10 assistências, sendo dos jogadores do plantel às ordens de Roger Schmidt que mais tem contribuído para os golos dos companheiros de equipa.
Numa altura em que o Benfica está a apenas duas vitórias de celebrar a conquista do título de campeão nacional, Rafa Silva pode ser uma figura fulcral para atingir um dos principais objetivos da época.
Leia Também: Notas do Benfica-Sp. Braga: Príncipe Rafa indicou caminho para a coroação