Talismã: Rafa responde às críticas (e 'farpas') com golos na hora H

Antigo internacional português não está na melhor forma da temporada, mas surge em jogo quando a equipa mais precisa. É crucial na resolução dos jogos mais importantes.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
08/05/2023 08:04 ‧ 08/05/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Um remate certeiro de Rafa Silva permitiu ao Benfica vencer, no sábado, o Sporting de Braga e deixar a equipa mais perto do título. O ex-internacional luso ligou a mota e marcou um golo que fez explodir a Luz, mas nem sempre o camisola 27 das águias tem sido alvo de elogios por parte dos adeptos.

Eterno mal amado entre as cores dos encarnados, o avançado português tem passado por períodos de alguma inconstância exibicional nas sete épocas que já leva de águia ao peito. E talvez seja por isso que é dos mais criticados pelos adeptos quando está em baixo de forma.

Mas o jogador, de 29 anos, tem consigo uma apetência que, por vezes, falta aos habituais goleadores do Benfica. É que Rafa Silva tem tendência para aparecer quando a equipa mais precisa e consegue resolver jogos que estavam a ser difíceis. Foi o caso no Estádio do Dragão esta época frente ao FC Porto, mas também contra o Famalicão e agora diante do Sporting de Braga.

Sporting de Braga é uma das vítimas preferidas

Contratado ao Sporting de Braga em 2016, o antigo internacional português não tem tido pudor diante da antiga equipa e os minhotos são mesmo um dos alvos preferenciais para Rafa Silva festejar um golo. Foram já cinco anotados aos arsenalistas. E até podiam já ser seis se o avançado o chapéus que fez no sábado a Matheus Magalhães, num lance que terminou na trave.

O Paços de Ferreira é o clube que sofreu mais golos marcados por Rafa. Foram já seis que o dianteiro festejou contra os castores. Seguem-se o Sporting, o Desportivo de Chaves e o Arouca, todos com cinco golos marcador por Rafa.

Segunda melhor época na Luz

Apesar das constantes críticas de que é alvo, a verdade é que Rafa Silva está a realizar uma das melhores épocas em termos de produção goleadora desde que chegou à Luz em 2016/17. São já 13 os remates certeiros que o camisola 27 dos encarnados concretizou nesta temporada, dados que lhe valem o último lugar no pódio dos melhores marcadores do Benfica nesta época.

Este é o segundo melhor registo de Rafa Silva de águia ao peito e para achar melhor temos de recuar à temporada 2018/19 quando marcou por 21 ocasiões, naquela que é a sua melhor marca na carreira.

E até a nível de assistências Rafa tem estado em bom plano. O português leva 10 assistências, sendo dos jogadores do plantel às ordens de Roger Schmidt que mais tem contribuído para os golos dos companheiros de equipa.

Numa altura em que o Benfica está a apenas duas vitórias de celebrar a conquista do título de campeão nacional, Rafa Silva pode ser uma figura fulcral para atingir um dos principais objetivos da época.

Leia Também: Notas do Benfica-Sp. Braga: Príncipe Rafa indicou caminho para a coroação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Redes Sociais

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas