O Manchester City venceu sem contestação, na tarde deste domingo, na visita ao terreno do Everton (0-3), em jogo a contar para a 36.ª jornada da Premier League. Um jogo que teve como protagonista principal Ilkay Gundogan.
Mas já lá vamos. Ainda antes desta partida começar, Pep Guardiola criticou o festival da Eurovisão. E porquê? Porque o festival de canções decorreu na cidade de Liverpool, para onde os cityzens viajaram, o que obrigou a uma alteração do calendário dos campeões ingleses, algo que não caiu bem junto do treinador espanhol.
Certo é que o catalão acabou mesmo por assistir a um espetáculo na cidade dos Beatles e cujo protagonista foi o seu capitão de equipa, que se diz estar de saída no final da temporada. Ilkay Gundogan esteve envolto nos três golos anotados no Goodison Park, numa exibição intratável do internacional alemão.
Tudo começou aos 37 minutos. Após um período difícil e no qual os cityzens tiveram muitas dificuldades para marcar ao Everton, eis que o génio do médio germânico acabou por se soltar. Servido por Mahrez, Gundogan amorteceu a bola com a coxa e atirou de costas para o fundo das redes de Pickford.
Bastaram dois minutos para o capitão dos cityzens voltar a estar em evidência. O alemão apareceu na esquerda e tirou um cruzamento que foi direitinho para a cabeça de Haaland. O norueguês, que voltou aos golos, só teve de cabecear para o golo número 52 nesta temporada.
Mas o espetáculo com sotaque alemão não tinha terminado. Foi com Pep Guardiola sentado confortavelmente no banco que Gundogan tirou novo coelho da cartola. Aos 51 minutos, e na cobrança de um livre direto, o médio 'meteu' a bola na gaveta e Jordan Pickford nem conseguiu alcançá-la.
Feitas as contas, o Manchester City continua em modo cruzeiro rumo à revalidação do título de campeão inglês e lidera a Premier League com 85 pontos e menos um jogo do que o Arsenal que entra em campo na tarde deste domingo. O Everton é 17.º classificado com 32 pontos e está um lugar acima da linha de despromoção.
Equipas iniciais
Everton:
TEAM NEWS! #EVEMCI pic.twitter.com/gYHwFSKJRC
— Everton (@Everton) May 14, 2023
Manchester City:
𝐓𝐄𝐀𝐌 𝑵𝑬𝑾𝑺
— Manchester City (@ManCity) May 14, 2023
XI | Ederson, Walker, Dias, Laporte, Akanji, Rodrigo, Gundogan (C), Mahrez, Alvarez, Foden, Haaland
SUBS | Ortega Moreno, Phillips, Stones, Grealish, De Bruyne, Bernardo, Gomez, Palmer, Lewis#ManCity | @HaysWorldwide pic.twitter.com/8KSA8mikXd
Antevisão
Um dia depois da Eurovisão, a cidade de Liverpool volta a receber um grande evento, desta feita a nível desportivo. O estádio Goodison Park vai ser palco do duelo entre o Everton e o Manchester City, a contar para a 36.ª jornada da Premier League.
De um lado estão os toffees que lutam de forma incessante pela permanência na principal competição do futebol inglês. A equipa de Liverpool goleou na última ronda o Brighton, mas está apenas um ponto acima da linha de descida, podendo terminar o dia em zona de despromoção caso não ganhe pontos frente aos campeões ingleses.
Por seu turno, os cityzens estão a meio da eliminatória da Liga dos Campeões contra o Real Madrid e estão numa luta taco a taco com o Arsenal pelo primeiro lugar na Premier League, ainda que tenham menos um jogo disputado do que os gunners.
O Everton-Manchester City irá contar com a arbitragem do inglês Anthony Taylor , e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 14h00, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eurovisão estragou os planos de Guardiola: "O que é que posso fazer?"