O Barcelona sagrou-se, este domingo, campeão da temporada 2022/23 do futebol espanhol, ao levar de vencida o tão aguardado dérbi catalão da 34.ª jornada de La Liga, diante do Espanyol, em pleno estádio Cornellà-El Prat, por categóricos 4-2.
Os culés entraram em campo sabendo que lhes bastaria um triunfo para fazerem a festa, e 'despacharam' o assunto ainda antes do apito para o intervalo, graças aos golos assinados por Robert Lewandowski (aos 11 e aos 40 minutos) e Alejandro Balde (aos 20).
No entanto, o conjunto orientado por Xavi Hernández recusou dar-se por satisfeito, e voltou a fazer 'estragos', desta feita, por intermédio de Joules Koundé, tendo a resposta surgido por Javi Puado e, finalmente, Joselu, nos descontos.
Feitas as contas, com este triunfo, o Barcelona líder destacado da tabela, passa a somar 85 pontos, mais 14 do que o segundo classificado, o Real Madrid, numa altura em que restam apenas 12 por disputar, pelo que já não há margem matemática para uma ultrapassagem.
O emblema blaugrana coloca, desta maneira, ponto final num 'jejum' de títulos que durava já desde 2019. Ao todo, são já 27 os troféus arrecadados, que o mantêm como a segunda maior potência do futebol do país vizinho, apenas atrás do Real Madrid, que leva 35.
Leia Também: Baldé estreou-se a marcar pelo Barcelona neste lance... com arte de Pedri