Sporting e Benfica protagonizam, no próximo domingo, em Alvalade, novo dérbi eletrizante, desta feita a contar para a 33.ª jornada da I Liga. Se a rivalidade entre as duas maiores 'bestas' da capital portuguesa dispensa motivação extra, este Clássico, diferente dos demais, pode terminar com o 38.º título de campeão das águias.
O Desporto ao Minuto esteve à conversa com o antigo futebolista Romeu, que atuou nos dois lados da 'trincheira', e que deixa antever um dérbi de maior pressão para os pupilos de Roger Schmidt.
"Espero que seja, antes de mais, um bom jogo de futebol. Um dérbi de resultado imprevisível e que, segundo reza a história, quiçá, o clube que tiver menor qualidade de desempenho, talvez ganhe o jogo. Acredito que o Benfica fará de tudo para ser campeão em Alvalade, para não deixar para a última jornada esse compromisso", começou por dizer, frisando que "traria algum incómodo às águias que o resultado fosse negativo".
Romeu vislumbra, apesar da diferença na classificação, um embate entre duas equipas que, ao momento, apresentam rendimentos equiparados: "O Sporting tem uma boa equipa e um excelente treinador. Há uns jogos notava-se que o Benfica se encontrava numa dinâmica muito alta e protagonizava exibições de mão cheia, mas, desde a pausa de seleções e o período de descanso que antecedeu o Clássico contra o FC Porto, verificámos uma queda abrupta de rendimento do Benfica. Uma descida de produtividade que veio complicar aquilo que parecia demasiado certo há umas semanas. Neste momento, volto a ver um Benfica novamente a protagonizar boas exibições, mas do outro lado também aparece um Sporting que, quando está concentrado e organizado, tem feito ótimos encontros. Por isso, acho que são duas bastante equiparadas a nível de rendimento e com nuances táticas e de jogo jogado bastante altas".
Um dérbi em que o Sporting tem mais a perder do que a ganhar. "Em termos de pressão, acho que o Benfica entra mais pressionado, porque se deixar o jogo do título para o último encontro direi que é uma ação nada recomendável. O Sporting já não tem nada a ganhar com este dérbi, apesar de matematicamente ainda ser possível chegar ao terceiro lugar. Mas é só uma esperança… Agora, impedir a festa do Benfica também passa pela cabeça dos jogadores do Sporting", frisou o ex-internacional português.
"Dá um interesse e uma enorme satisfação ser campeão, agora, o campo onde é, pesará sempre menos. A situação pior viverá o Sporting, porque ver o eterno rival festejar na sua casa é bastante difícil. Quem ganhar sempre irá festejar, cabe ao Sporting negar essa festa já no domingo", asseverou Romeu, esperando que situações à margem das leis, e fora das quatro linhas, não se repitam, em caso de sucesso encarnado no bastião leonino.
“Isso é sempre uma questão em cima da mesa. Essas situações normalmente acontecem a partir das claques organizadas e, às vezes, assistimos a situações lamentáveis no futebol. Mas, segundo li, há uma enorme preocupação por parte da polícia em ter um forte contingente a operar neste dérbi e que possa evitar qualquer mal maior", rematou.
Leia Também: Ex-Benfica apresentou-se em julgamento por suspensão... deitado na cama