O Benfica conta os dias para poder lutar uma vez mais, quem sabe a última vez, pelo título nacional. As águias vão a Alvalade para o último dérbi da temporada contra um Sporting que ainda anseia pelo acesso ao último lugar do pódio para alcançar a Liga dos Campeões.
Na antecâmara do duelo de Lisboa, José Moreira adivinha um jogo bem disputado, tanto dentro como fora do campo.
"Espero que seja um grande jogo de futebol, bem jogado dentro das quatro linhas e com grande ambiente fora delas. Espero que, no final do dia, toda a gente possa dizer que foi um grande dérbi da cidade de Lisboa", começou por dizer à margem do evento 2Build, no Estoril.
A baliza do Benfica será entregue a Vlachodimos, como tem sido habitual nesta temporada, enquanto do lado do Sporting haverá novidade. A ausência de Adán por castigo, depois da vitória contra o Marítimo, vai obrigar Franco Israel a calçar as luvas e proteger a baliza leonina. Moreira vê as duas balizas bem entregues e atribui grande potencial ao guardião do Sporting.
"O Odysseas tem feito uma boa época, tem cinco bons anos de Benfica, tem subido gradualmente. Acho que a baliza do Benfica está muito bem entregue. Quanto ao Sporting, gosto muito do Adán, mas sabemos que o Franco Israel, um miúdo que tem vindo a crescer, tem uma boa escola. É óbvio que lhe falta jogos, quanto mais o guarda-redes joga, melhor ele será. Ele poderá vir a ser um excelente guarda-redes, não está ainda ao nível do Adán, mas tem todas as condições e, começando a jogar, até pode tornar-se melhor que o Adán. As duas balizas, neste jogo, vão estar muito bem entregues", garantiu o ex-Benfica.
Com a festa do título já preparada para a casa do rival, Moreira não atribui grande importância a tal fator. O antigo guarda-redes do Benfica acredita que erguer o título de campeão, por si só, já terá grande valor para as águias.
"O jogo só vale três pontos, não vale mais. Sabemos que é um jogo que pode dar o título ao Benfica, mas, enquanto antigo jogador, acredito que a equipa do Benfica quer ser campeã nacional, não quer saber se é em Alvalade. Todos querem fazer a festa no Marquês, isso é o mais importante. É um dérbi, os dérbis são sempre especiais, os níveis de motivação das equipas não precisam de ser estimulados pelos treinadores ou pelos adeptos, os jogadores vão ter a motivação máxima e poder ser campeão já na próxima jornada é muito importante. Mas, como disse, o jogo só vale três pontos", disse ainda.
A vitória frente ao Sp. Braga, um candidato ao título que foi 'esquecido', terá contribuído em grande parte para alguma tranquilidade nesta reta final do campeonato. Moreira não acredita que a vitória contra os minhotos tenha sido decisiva, vendo a 'passadeira do título' estendida desde o arranque da I Liga.
"Acho que o Benfica começou a esticar esta passadeira para o título desde a primeira jornada. O campeonato é uma prova longa, quase uma maratona. Se tivessem tido outros percalços durante a época, se calhar não se chegava à jornada 33 com quatro pontos de vantagem para o segundo lugar. O Benfica fez um campeonato muito bom e a próxima jornada pode ser a cereja no topo do bolo. Qualquer jogador anseia, logo no apito inicial na jornada um, poder ser campeão", afirmou.
O sucesso do Benfica nesta temporada já se adivinhava desde a primeira volta do campeonato. Colocando a temporada anterior ao lado da atual, Moreira encontra uma diferença maior.
"O diferente deste ano foi ganhar mais jogos. No futebol, no campeonato, conta-se pelos pontos conseguidos e, neste caso, o Benfica amealhou mais pontos que as outras equipas, mais dos que conseguiu na época passada. É dar mérito a todos os jogadores, à estrutura, à equipa técnica e aos adeptos, que têm apoiado desde a pré-época até hoje. Sabemos que o jogo em Alvalade pode ser o jogo que pode colocar a cereja no topo do bolo e espero que possa acontecer e que o Benfica possa ser campeão", concluiu.
Leia Também: Sporting arrasa FC Porto e Benfica: "É preciso coragem para mudar"