Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Sporting-Benfica: Festa para uns, amargura para outros. Quem leva o quê?

Águias poderão, ou não, ser campeãs em Alvalade, enquanto os leões poderão, ou não, dar uma última esperança ao FC Porto na luta pelo título nacional.

Sporting-Benfica: Festa para uns, amargura para outros. Quem leva o quê?
Notícias ao Minuto

06:58 - 21/05/23 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

Sporting e Benfica defrontam-se na noite deste domingo, em Alvalade, no jogo que poderá decidir o título nacional. Naquele que será o último dérbi da temporada, as águias poderão sagrar-se campeãs da I Liga, o que não acontece desde 2019.

Em caso de vitória, a casa dos leões será o palco da festa encarnada, quase uma inversão de papéis em relação ao filme do ano passado, mas com protagonistas diferentes. O FC Porto teve a possibilidade de ser campeão no Estádio da Luz, fazendo a festa na casa do rival.

O Sporting saberá da importância do encontro para o Benfica e, naturalmente, tentará complicar a missão do adversário. Além disso, o acesso ao terceiro lugar ainda é matematicamente possível, sendo esperado que, mesmo sem algo a ganhar como Rúben Amorim apontou, os leões façam um último esforço pela Liga dos Campeões. De longe, mas muito atento, o FC Porto vai assistir a este jogo agarrado aos comprimidos, sabendo que, com ajuda do Sporting, poderá ter uma última hipótese de lutar pelo título na última jornada.

A partir das 20h30, Sporting e Benfica vão fechar a cortina dos grandes duelos da I Liga 2022/23.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Preparação: A semana foi boa, foi longa. Pudemos preparar coisas, não só para este jogo, como também coisas que queremos ver na equipa no futuro. Tivemos uma folga a meio da semana, como é normal nas semanas longas, e voltámos com o foco do que vai acontecer contra o Benfica. Preparámos bem, escolhemos a equipa, porque a semana longa permite aos jogadores lutar pelo lugar. Vamos apresentar um onze preparado para vencer o jogo.

Israel no lugar de Adán: Tudo é possível. Não vou abrir muito o jogo. Temos de ter em atenção as caraterísticas do adversário e tentar levar o jogo para onde queremos. O Franco está claramente preparado. Desde que o Adán levou o vermelho que estava claro na minha cabeça que era o Franco que ia jogar, porque tem evoluído muito e é, a seguir ao Adán, o guarda-redes mais preparado para a baliza. Confiança total no Franco.

Dérbi mais marcante da carreira: Todos são marcantes. Para mim, talvez, o que mais me marcou foi o dérbi quando era miúdo, quando jogava no Benfica. Ligando a este jogo, o primeiro dérbi que tivemos em Alvalade, em que vencemos com um golo do Matheus Nunes, foi um passo muito importante. Fizemos nove pontos à frente do Benfica, nessa altura, e foi um momento muito importante. O Sporting não ganhava um dérbi em Alvalade há muito tempo.

Benfica pode ser campeão em Alvalade: Não considero o Benfica favorito. Considero é que não temos nada a ganhar neste jogo. É um jogo sempre difícil para o nosso clube porque não estamos a lutar pelo campeonato. O Benfica ainda tem uma margem, mesmo que não vença em Alvalade. É sempre um jogo mais fácil, até porque já estivemos do outro lado. Acima de tudo, a preparação foi igual. Para mim, é indiferente quem vai ser campeão. Fizemos muitas coisas erradas com o Marítimo, principalmente, com bola, e o nosso trabalho foi isso. Não ligo tanto a isso, porque não leio, e é melhor assim. Nós temos um plano para seguir em frente e tornar esta equipa melhor. O resto à volta, não nos compete pensar, porque só nos vai atrapalhar. É um jogo difícil para os jogadores do Sporting, mas fomos nós que fizemos esta cama, então, vamos deitar-nos nela. Tudo o que pudermos retirar deste jogo, de bom e mau, vai ajudar-nos no futuro. Não somos vítimas, temos um jogo difícil, estamos nesta posição por culpa nossa... Vamos em frente e vamos jogar para ganhar.

Adversário: Nada vai mudar o que fizemos nem a classificação ou a inconsistência que tivemos. Queremos ganhar, mas isso é a nossa... Isto deve ser uma segunda-feira para o Sporting. O Benfica vem jogar a Alvalade, e nós vamos jogar para ganhar. Queremos ganhar. Na minha cabeça, não está dar nenhum presente. O que podemos fazer é ganhar o jogo, preparar a próxima época e, aí, estarmos de acordo com a grandeza do clube. Espero um Benfica que quer ser campeão, mas jogam sempre da mesma maneira. Vão atacar, são pressionantes e nós temos de ter a capacidade de ter bola e fazer o nosso jogo. Tivemos 30 minutos muito bons na Luz. No resto do jogo, o Benfica teve mais posse. Quero que esses 30 minutos sejam 90, porque temos uma capacidade que não tínhamos na altura, temos posicionamentos que vão ajudar a equipa a melhorar, pelo que não me interessa muito a maneira como o Benfica vai entrar. Interessa-me a maneira como nós vamos entrar, a defender e a atacar. Temos o plano feito. É mais um jogo onde temos a obrigação de ganhar.

Terceiro lugar: Obviamente que sabemos o que representa. Temos um plano de jogo e não vai mudar nada nesse aspeto. O mal que tínhamos a fazer, já fizemos. O rendimento da equipa não é o problema neste momento, o problema foi no início. Temos muita coisa para melhorar relativamente ao último jogo e não vejo diferença nenhuma.

Roger Schmidt

Expectativa: Estamos numa nova situação. Trabalhámos arduamente, esta temporada, pelos nossos objetivos. Agora, se nos focarmos em nós mesmos e vencermos, no domingo, seremos campeões nacionais. Há uma grande motivação. Sabemos que será um jogo muito difícil. Na minha opinião, o Sporting é uma equipa de topo, têm muita qualidade individual, criatividade, velocidade, um treinador muito bom, são perigosos com e sem bola... Penso que é um jogo difícil, mas estamos em grande forma. Temos jogado muito bem. Respeitamos o adversário, estamos completamente focados nos 90 minutos, e acreditamos profundamente em nós mesmos. Queremos fazer um grande jogo em vencer.

Amorim disse que Benfica joga sempre da mesma maneira: É claro que tentamos aplicar sempre a nossa ideia de jogo. Tentamos sempre adaptar-nos ao adversário, colocam-nos sempre tarefas diferentes e são necessários ajustes, mas, no geral, acreditamos no nosso estilo de jogo, com muitos movimentos, muita posse de bola, com transições, com pressão... O que procuramos é um jogo intenso, com muitos momentos, porque queremos aumentar a probabilidade de criar o maior número possível de oportunidades, e conceder o menor número ao adversário. É a nossa convicção. Estivemos muito bem, esta época, especialmente em jogos difíceis fora de portas. Também demonstrámos esta atitude a nível internacional, como na I Liga. Ele tem razão, mas vejo uma abordagem semelhante do Sporting. Jogam bem, são corajosos, caso contrário, não seria possível derrotar-nos. Naquele momento, estavam no topo da I Liga, já demonstraram que são capazes de fazer grandes jogos. Será um jogo muito entusiasmante.

Bah volta, Aursnes no meio: Esta época, jogámos mais vezes contra equipas com linhas defensivas de cinco do que de quatro. Quase todos os jogos internacionais foram contra defesas a cinco. Na I Liga, muitas equipas também jogam nesse sistema. Não vou anunciar o onze. Estou a pensar em tudo até ao último momento, e, depois, tenho de tomar decisões. Bah está de volta, Gilberto está disponível... Todos os jogadores têm estado muito bem nos treinos. Estão completamente focados e preparados para jogar amanhã. Temos sempre de encontrar o equilíbrio certo. O Fredrick esteve bem como lateral-direito, nos últimos jogos. Muitos jogadores da frente também estão muito bem. Ele é muito flexível. Tomarei a decisão, amanhã.

Últimos resultados

Sporting: E-V-V-V-V

Benfica: D-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting: Adán; Diomande, Coates, Matheus Reis; Bellerín, Ugarte, Pedro Gonçalves, Arthur Gomes; Edwards, Trincão, Paulinho.

Benfica: Vlachodimos; Aursnes, António Silva, Morato, Grimaldo; Chiquinho, João Neves; Neres, Rafa, João Mário, Gonçalo Ramos.

Ausências

Sporting: Adán, St. Juste, Jovane Cabral, Tanlongo.

Benfica: Julian Draxler.

Leia Também: "Não considero Benfica favorito. Considero é que não temos nada a ganhar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório