O presidente de La Liga, Javier Tebas, voltou, esta segunda-feira, a fazer uso das redes sociais para responder a Vinícius Júnior, que recebeu ordem de expulsão na derrota do Real Madrid diante do Valencia, por 1-0, devido a agressão, após ser, alegadamente, alvo de insultos racistas.
O dirigente mostrou-se contra a generalização levada a cabo pelo internacional brasileiro, sublinhando que, "nem Espanha, nem La Liga é racista, e é muito injusto dizer isso", e garantiu: "Desde La Liga, denunciamos e perseguimos o racismo com toda a dureza dentro das nossas competições".
"Esta temporada, denunciaram-se nove vezes insultos racistas (oito deles foram por insultos contra Vinícius Júnior). Identificamos sempre os energúmenos e elevamos a denúncia aos órgãos competentes. Tanto faz que sejam poucos, somos sempre implacáveis", referiu.
"Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é, sobretudo, símbolo da união entre povos, onde mais de 200 jogadores de raça negra em 42 clubes recebem, a cada jornada, o respeito e carinho de todos os adeptos, sendo o racismo um caso extremamente pontual (nove denúncias), que vamos erradicar", completou.
1) Ni España ni @LaLiga son racistas, es muy injusto decir eso.
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) May 22, 2023
2) Desde @LaLiga denunciamos y perseguimos el racismo con toda la dureza dentro de nuestras competencias.
3) Esta temporada se han denunciado 9 veces insultos racistas (8 de ellas ha sido por insultos contra… https://t.co/KFXHOJv6cb
Leia Também: Vinícius Jr. como George Floyd? "Negros só são aceites como coadjuvantes"