FIFA apoia Vinícius Jr. e lembra que o racismo "não tem lugar no futebol"

A FIFA manifestou-se hoje solidária com o brasileiro Vinícius Júnior, que no domingo foi alvo de insultos discriminatórios durante o jogo Valência-Real Madrid, reforçando que o racismo não tem lugar no futebol, nem na sociedade.

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/05/2023 11:35 ‧ 22/05/2023 por Lusa

Desporto

Real Madrid

"Estamos solidários com Vinícius Júnior. Não há lugar para o racismo no futebol, nem na sociedade. A FIFA apoia todos os jogadores e jogadoras que sejam alvo de manifestações deste teor", escreveu o presidente da FIFA, Gianni Infantino, numa mensagem publicada nas redes sociais do organismo.

Infantino considerou que os insultos proferidos contra o jogador brasileiro no estádio Mestalla, durante o jogo da 35.ª jornada da Liga espanhola, mostram que "a luta contra o racismo é crucial" e lembrou que a FIFA recomenda uma série de procedimentos na luta contra o fenómeno, que devem ser aplicados em todos os escalões e níveis.

"Numa primeira fase, interrompe-se a partida e pede-se que parem [com os comportamentos discriminatórios]. Num segundo momento, os jogadores abandonam o relvado e anuncia-se que se os comportamentos continuarem a partida será suspensa. Depois da partida ser retomada e, caso os comportamentos se mantenham, deverá ser suspensa e os três pontos serão atribuídos à equipa visitante", explicou Infantino, acrescentando que estas diretrizes devem ser aplicadas em todos os países e competições.

O presidente da FIFA admitiu que "é mais fácil dizer do que fazer", mas considerou que a luta contra o racismo deve ser incutida desde cedo e só se faz por meio da educação.

A mensagem de apoio da FIFA junta-se a outras recebidas por Vinícius Júnior, entre as quais a do presidente do Brasil, Lula da Silva, que apelou à tomada de "medidas sérias" contra os responsáveis.

"Solidarizo-me com Vinícius, um jovem que é sem dúvida o melhor jogador do Real Madrid e que sofre agressões repetidas. Espero que a FIFA e outras entidades tomem medidas para evitar que o racismo tome conta do futebol", disse Lula, no domingo, numa mensagem na rede social Twitter.

Vinícius, que acabou expulso depois de agredir um adversário, mesmo no final do encontro (90+7), que os 'merengues' perderam por 1-0, criticou a Liga espanhola e os adeptos com uma mensagem publicada nas redes sociais.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira. O racismo é normal na LaLiga. A competição acha que é normal, a federação acha que é normal e os adversários encorajam-no. Lamento-o. O campeonato, que já pertenceu a Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje pertence aos racistas", escreveu o futebolista no Twitter.

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, reagiu e pediu ao futebolista que não se deixe "manipular": "Antes de criticar e insultar a LaLiga, tens de te informar bem Vinícius (...) Não te deixes manipular e certifica-te de que compreendes as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos".

Entretanto, o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse estar "triste" com a "reação racista" dos adeptos do Valência em relação a Vinícius, classificando-a como um "problema muito grave e inaceitável" no futebol espanhol, para o qual pediu medidas enérgicas.

A LaLiga solicitou todas as imagens disponíveis para abrir uma investigação,

Nos últimos meses, Vinícius, de 22 anos, tem sido alvo de vários insultos racistas e, no final de janeiro, o jogador foi o protagonista de um episódio que levou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a enviar uma carta às entidades que regem o futebol (FIFA, UEFA e CONMEBOL), medidas concretas para punir os comportamentos racistas e aumentar a consciencialização sobre o tema.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Cristiano Ronaldo

Filhos de Ronaldo e Georgina deixam cartas ao Pai Natal. Eis o vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas