O Sporting fechou a época 2022/23 com uma vitória nas Caldas de Vizela, diante da formação local, por 2-1, num duelo relativo à 34.ª e última jornada da I Liga. Os leões encerram assim o campeonato no quarto posto, com 74 pontos, já o conjunto minhoto, na 11.ª posição, com 40 pontos.
Os leões que entraram praticamente a perder, nas Caldas de Vizela, fruto de uma jogada de contra-ataque do conjunto minhoto, em que Kiko Bondoso desmarcou Osmajic, com o montenegrino a levar a melhor sobre Coates e a disferir um remate letal à baliza de Franco Israel.
A resposta surgiu pouco depois, por Gonçalo Inácio, com o central leonino a imperar nas alturas, na sequência de um pontapé de canto. Aos 44 minutos esteve perto a remontada, com Pote a rematar contra um defesa, a ganhar posteriormente o ressalto e a servir Nuno Santos que atirou para defesa com os pés de Buntic.
Numa etapa complementar, que quase se tornou um soporífero, não se verificaram remates à baliza até à passagem dos 76 minutos por Pedro Gonçalves (e praticamente inofensivo). Por consequência, os guarda-redes quase foram meros espectadores e não tiveram trabalhos redobrados até… o auto-golo de Ivanildo à passagem dos 85 minutos. Coates intercetou no meio-campo e serviu Pote, com o médio a cruzar e Ivanildo a atrapalhar-se na tentativa de cortar com o pé direito.
Sporting começou a temporada no Minho, com um empate (3-3), na casa do Sp. Braga, para fechar a época em Vizela, desta feita com vitória (2-1)
Momento do jogo: O auto-golo de Ivanildo e que determinou o triunfo dos leões nas Caldas de Vizela.
Equipas iniciais
Vizela: Buntic, Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Bruno Wilson, Anderson Jesus, Kiki Afonso, Raphael Guzzo, Samu, Mendez, Osmajic e Kiko Bondoso.
Suplentes: Luiz Felipe; Tomás Silva, Matheus Pereira, Claudemir, Rashid, Pedro Ortiz, Lacava, Zohi e Etim
Sporting: Franco Israel, Esgaio, Inácio, Coates e Matheus Reis; Nuno Santos, Dário Essugo, Morita; Pote, Paulinho e Trincão.
Suplentes: Adán; Neto, Bellerín, Ugarte, Sotiris, Rochinha, Arthur, Edwards e Chermiti
Antevisão
Vizela e Sporting defrontam-se, esta sexta-feira, a partir das 21h15, em solo minhoto, num duelo relativo à 34.ª e última jornada da I Liga.
Os leões já presos ao quarto lugar do campeonato, sem possibilidade de descer ou subir na classificação, defrontam um Vizela, na 11.ª posição, ainda com a hipótese de ultrapassarem Boavista e Casa Pia.
No histórico entre Sporting e Vizela, os leões venceram, até ao momento, os nove encontros disputados entre os dois conjuntos.
Leia Também: Vizela-Sporting: Leão quer fechar época sem Champions com vitória