Benfica e FC Porto vão estar a torcer pela conquista da AS Roma na Liga Europa, esta quarta-feira, diante do Sevilla, de forma a poderem encaixar um valor mais elevado na Liga dos Campeões.
Um triunfo da equipa orientada por José Mourinho não mexerá na atribuição dos potes para as equipas portuguesas apuradas para a fase de grupos - águias no primeiro e dragões no segundo -, mas acabará por interferir de forma positiva na quantia a receber pela participação na prova milionária, caso o Sevilla não saia de Budapeste a sorrir.
Face ao afastamento de clubes como Juventus, Chelsea e Liverpool, juntamente com a possibilidade de o técnico português conquistar o segundo troféu europeu mais importante a nível de clubes, o FC Porto poderá ver o prémio subir de 39.5 para 42.9 milhões de euros, enquanto o Benfica poderá ver os 38.3 transformarem-se em 40.6 milhões de euros. Tudo isto de acordo com as posições de um ranking em que o Sevilla, pelo estatuto europeu que tem tido nos últimos dez anos, se encontra naturalmente à frente.
No que toca ao Sporting de Braga, será preciso o terceiro classificado português da temporada 2022/23 ultrapassar as eliminatórias no caminho até à fase de grupos para perceber o impacto que o desfecho da Liga Europa poderá ter nas contas que antecipam os seis jogos garantidos na prova milionária.
Recorde-se que nenhum dos finalistas conseguiu o apuramento para a prova milionária por via dos respetivos campeonatos, pelo que a chave passará essencialmente pela tão desejada final europeia.
De referir que José Mourinho já venceu a Liga Conferência Europa ao serviço da AS Roma, na temporada passada, partindo agora em busca de novo troféu europeu, numa final que será disputada em Budapeste, esta quarta-feira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental).
Leia Também: FC Porto já decidiu. Queixa contra provocações de Neres vai avançar