O Sporting entrou da melhor maneira no mês de fevereiro que se prevê longo. Envolvido numa onda azarada de lesões, e que apanhou Geny Catamo no último encontro, o Sporting teve de puxar dos galões para vencer o Farense na 20.ª jornada do campeonato português.
Fechado que está o mercado de transferências, os leões passaram com distinção o ensaio geral com os algarvios antes da visita ao FC Porto, esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio do Dragão. Um jogo que pode ser decisivo para o que resta da temporada das duas formações rivais. "Fomos competentes, estamos em primeiro lugar e só dependemos de nós", vincou Rui Borges após vencer o Farense.
Num arranque de mês a todo o gás, o Sporting pode cavar uma importante vantagem no primeiro lugar caso vença o Clássico de sexta-feira. Depois de vitórias na primeira volta do campeonato e na meia-final da Taça da Liga, já com Rui Borges ao leme, um triunfo no Dragão deixa os verde e brancos com 11 pontos de distância para o FC Porto. Uma desvantagem que quase deixa os azuis e brancos fora da corrida pelo título. O Benfica está à espreita, já que está a seis pontos do atual líder do campeonato.
No meio desta que tem sido uma maré de azar no que diz respeito a lesões, Rui Borges deve contar com dois 'reforços' para o duelo no Dragão. Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres não estiveram nos últimos dois jogos, em clara gestão tendo em vista este encontro, e poderão vir a ser opção para o jogo com o FC Porto, se tudo correr como planeado.
Dupla jornada na Champions e a Taça de Portugal
O mês de fevereiro prossegue com uma receção ao Borussia Dortmund para a primeira mão do playoff a 11 de fevereiro em Alvalade. Um adversário que, curiosamente, os verde e brancos venceram no último jogo realizado em Lisboa - 3-1, em fevereiro de 2021, para a fase de grupo da Liga dos Campeões. Segue-se a receção ao Arouca a 15 de fevereiro, na 22.ª jornada da I Liga, antes da segunda mão da Champions no Signal Iduna Park.
Este segundo mês do ano civil de 2025 fecha com dois jogos fora de portas para o Sporting. Primeiro, a 23 de fevereiro, os leões visitam a Vila das Aves para medir forças com o AVS, que recentemente travou o Benfica e que procura urgentemente pontos para escapar à zona mais baixa da tabela classificativa do campeonato português.
Fevereiro termina em Barcelos, palco que ditou a saída de João Pereira na reta final do ano de 2024, antes da chegada de Rui Borges. O empate sem golos no Minho ditou a mudança que todos conhecemos, onde os leões regressam agora para defrontar o Gil Vicente, nos quartos de final da Taça de Portugal. É um objetivo que pode ou não cair para Rui Borges.
Espera-se, por isso, mais um mês longo para os campeões nacionais, com várias decisões à mistura. Há Clássico, Liga dos Campeões e o sonho do regresso ao Jamor. Rui Borges vai precisar do plantel na máxima força para enfrentar este 'louco' fevereiro.
Leia Também: Oficial: Sporting despede-se de Hugo Viana
Leia Também: Rio Ave-São João de Ver é 'aperitivo' nos quartos de final da Taça