O médio do Benfica João Neves foi excluído dos 'eleitos' por ter sido chamado por Rui Jorge para o Europeu de sub-21, entre 21 de junho e 08 de julho, na Roménia e na Geórgia, enquanto o guarda-redes dos 'encarnados' André Gomes falha a convocatória devido a lesão.
Citado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o selecionador explicou que o Campeonato da Europa da categoria vai ser disputado fora das datas FIFA, levando a "vários momentos de reflexão com os clubes" para a integração dos jogadores, sendo notadas também as ausências do médio Dário Essugo e do avançado Youssef Chermiti, ambos do Sporting.
"Essa reflexão foi feita e ficaram definidos os 24 que estarão presentes e que, na minha perspetiva, irão dignificar com grande honra e orgulho as premissas da FPF. Vão procurar dar o seu melhor, fazer história e jogar um futebol de qualidade. Tenho confiança máxima nos 24 jogadores presentes", afirmou.
Portugal integra o Grupo A da competição, defrontando as seleções da Polónia (03 de julho), Itália (06 de julho) e Malta (09 de julho), com os dois primeiros do grupo a garantirem o apuramento para as meias-finais da prova.
Joaquim Milheiro chamou 24 jogadores para preparar a competição, com os trabalhos a começarem em 12 de junho, mas o número será reduzido a 20 atletas antes da partida da seleção para Malta.
"Os objetivos passam por continuar a desenvolver a nossa identidade de jogo, por fazer com que os nossos jogadores continuem a crescer e se tornem mais competentes e preparados para desafios superiores como são as seleções sub-21 e AA. Também procuraremos desfrutar daquilo que é um Campeonato da Europa e, perante o contexto mais exigente que esta geração já enfrentou, conseguirmos acrescentar ainda mais coisas ao nosso jogo de forma a tornar este momento histórico e memorável para Portugal", salientou.
Lista dos 24 convocados:
- Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting), João Carvalho (Sporting de Braga) e Gonçalo Ribeiro (FC Porto).
- Defesas: David Monteiro (Sporting), Martim Marques (Sporting), Hugo Oliveira (Famalicão), Luís Gomes (FC Porto), António Ribeiro (FC Porto), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Esteves (Sporting) e Martim Fernandes (FC Porto).
- Médios: Yanis da Rocha (Tryoes, Fra), Nuno Félix (Benfica), Gustavo Sá (Famalicão), Samuel Justo (Sporting), Mateus Fernandes (Sporting), Diogo Prioste (Benfica) e João Vasconcelos (Sporting de Braga)
- Avançados: Carlos Borges (Manchester City, Ing), Hugo Félix (Benfica), Diego Moreira (Benfica), Jorge Meireles (FC Porto), Rodrigo Ribeiro (Sporting) e Miguel Falé (Sporting de Braga).