FC Porto bate Sp. Braga na final e revalida título da Taça de Portugal

Dragões fecham temporada com três títulos, juntando a prova rainha à Taça da Liga e à Supertaça.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
04/06/2023 19:15 ‧ 04/06/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto conquistou, este domingo, a 19.ª Taça de Portugal da sua história ao derrotar o Sp. Braga (2-0) na final disputado no Estádio Nacional do Jamor. Após uma primeira parte sem golos, a emoção da prova rainha ficou reservada para o segundo tempo com dois golos e... outras tantas expulsões. 

André Horta (53') abriu as contas com um golo na própria baliza e Otávio, aos 82 minutos, acabou com as incertezas em torno do vencedor e confirmou a revalidação do troféu para os azuis e brancos. Pelo meio, Wendell (62') e Niakité (79') foram expulsos com vermelhos diretos. 

Feitas as contas, o FC Porto junta a Taça de Portugal à Taça da Liga e à Supertaça na época 2022/23 que hoje chegou ao fim. Aos dragões faltou apenas o campeonato para fazer o pleno das provas nacionais. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi quase de sentido único, com o FC Porto a dominar quase todas as ações de jogo. Nos primeiros 10 minutos, Matheus Magalhães teve de aplicar por mais do uma ocasião e foi mesmo o guardião luso-brasileiro quem foi 'segurando' o nulo no marcador. 

O Sp. Braga ia tendo problemas claros em construir lances ofensivos, com Bruma e Ricardo Horta a pisarem os mesmos terrenos, mas sempre bem vigiados pela defensiva azul e branca. 

Pepe, aos 33 minutos, apareceu na cara de Matheus, através de um livre indireto, mas estava em posição irregular e, ainda assim, não conseguiu meter a bola dentro da baliza.

O Sp. Braga conseguiu, por fim, criar perigo cinco minutos depois, mas o remate de Ricardo Horta foi defendido, de forma apertada, por Cláudio Ramos. 

Aos 44 minutos duro revés para Sérgio Conceição, que se viu obrigado a trocar Evanilson por Toni Martínez. O avançado brasileiro apresentou queixas físicas e teve mesmo de ser substituído pelo colega espanhol. 

Ao intervalo o nulo mantinha-se no resultado, mas os dados eram claros: cinco remates à baliza do FC Porto contra apenas um do Sp. Braga. 

O FC Porto voltou a entrar melhor no segundo tempo e aos 53 minutos o nulo foi quebrado. Otávio descobriu Galeno no corredor esquerdo que cruzou para o coração da grande área, onde estava Toni Martínez mas foi o azarado André Horta quem meteu a bola no fundo da baliza. 

O FC Porto conseguiu, assim, desbloquear o marcador, mas sofreu mais um revés aos 62 minutos, altura em que João Pinheiro foi ao VAR para ver as imagens de uma entrada dura de Wendell. O árbitro da final não teve dúvidas e reverteu a decisão inicial, trocando o cartão amarelo por um... vermelho. Os dragões ficaram, assim, com menos uma unidade a meia hora do apito final. 

O Sp. Braga ganhou alento com a expulsão adversária e Artur Jorge depressa começou a mexer a partir do banco, lançando, por exemplo, Simon Banza para a frente de ataque. Sérgio Conceição respondeu de imediato e sacrificou Toni Martínez, que havia entrado antes do intervalo, para reajustar a defesa e colocar Zaidu no lugar do expulso Wendell. 

O Sp. Braga não aproveitou, porém, a vantagem numérica, uma vez que também Niakité viu o cartão vermelho aos 79 minutos, antes de Otávio (82') ampliar as contas no Jamor e resolver esta final da Taça de Portugal. 

O FC Porto conseguiu, assim, voltar a conquistar o título com o qual havia terminado na temporada passada. A prova rainha continuará, assim, a morar no Dragão. No saldo global, foi 19.º título dos portistas, o segundo consecutivo, o terceiro nas quatro últimas épocas

Momento do jogo: A expulsão de Diakité tirou fôlego ao Sp. Braga, sendo o golo de Otávio um golpe duro e... imediato. 

Equipas iniciais

Sporting de Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Borja, Al Musrati, André Horta, Iuri Medeiros; Ricardo Horta, Bruma e Abel Ruiz.

Suplentes: Tiago Sá, Serdar, Álvaro Djaló, Paulo Oliveira, Mendes, Racic, Pizzi, Simon Banza e Castro.

FC Porto: Cláudio Ramos, Pepê, Pepe, Marcano, Wendell, Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno, Taremi e Evanilson.

Suplentes: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Veron, Zaidu, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco e Toni Martínez.

Antevisão 

Novo vencedor à vista ou o atual detentor da prova renova o título? Sp. Braga e FC Porto medem forças, este domingo, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, na final da Taça de Portugal, que promete ser... escaldante. 

Dragões e minhotos tentam fechar a temporada com a conquista da tão desejada prova rainha, mas só um deles irá acabar a tarde a sorrir e a erguer o troféu junto dos adeptos. 

O FC Porto volta ao Jamor apenas um ano depois de ter conquistado a prova frente ao Tondela, ao passo que o Sp. Braga tenta fazer aquilo que fez há sete temporadas, quando bateu a formação portista no desempate por grandes penalidades.

O pontapé de saída da final está agendada para as 17h15 e João Pinheiro é o árbitro escolhido para dirigir o encontro. Siga, em direto, todas as incidências desta final no Desporto ao Minuto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Uruguai

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas