A morte de um jovem de apenas 17 anos pela polícia, registada na cidade francesa de Nanterre na terça-feira, está a motivar muita polémica no país e nem as principais figuras do desporto escondem o choque. O incidente aconteceu durante uma tentativa de fuga em que a polícia disparou fatalmente, tendo-se originado uma série de distúrbios nos arredores de Paris.
Koundé, defesa francês do Barcelona, recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de indignação face ao sucedido.
"Um jovem de 17 anos assassinado com tiros à queima roupa por um polícia por não obedecer a um controlo de trânsito. Esta é a realidade da situação e é dramática. Como se este erro da polícia não fosse suficientemente grave, os canais de noticias estão a fazer um grande escândalo", começou por escrever o jogador blaugrana, prosseguindo.
"Programas de televisão desligados da realidade, jornalistas que fazem perguntas com o único objetivo de distorcer a verdade, incriminar a vítima e encontrar atenuantes onde estas não existem. Um método antigo do mundo para esconder o verdadeiro problema. Porque não desligamos a televisão durante um bocado e tentamos perceber o que se passou?", questionou Kounde.
Un jeune homme de 17 ans abattu à bout portant par un policier pour un refus d’obtempérer lors d’un contrôle. Telle est la réalité de la situation et elle est dramatique.
— Jules Kounde (@jkeey4) June 27, 2023
Comme si cette nouvelle bavure policière ne suffisait pas les chaînes d'information en continu en font leurs…
Também Mike Maignan, guardião francês do AC Milan, apontou o dedo à polícia, lamentando a morte de Naël.
"Uma bala na cabeça... É sempre para as mesmas pessoas que errar leva à morte", comentou o guarda-redes gaulês.
Une balle dans la tête...C'est toujours pour les mêmes qu'être en tort conduit à la mort. Pour Naël, pour sa maman ️ https://t.co/pnyWerSDFv
— Magic Mike Maignan (@mmseize) June 28, 2023
Por sua vez, Kylian Mbappé, principal figura do futebol francês, também reagiu ao sucedido, novamente através das redes sociais.
"Sinto-me mal pela minha França. Uma situação inaceitável. Todos os meus pensamentos vão para a família e entes queridos de Naël, este anjinho que partiu cedo demais", escreveu o jogador francês do PSG.
J’ai mal à ma France. 🤍
— Kylian Mbappé (@KMbappe) June 28, 2023
Une situation inacceptable.
Tout mes pensées vont pour la famille et les proches de Naël, ce petit ange parti beaucoup trop tôt.
Polícias já foram detidos
O caso aconteceu em Nanterre, no oeste de Paris. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a situação, na qual dois agentes começam por surgir junto a um Mercedes AMG de cor amarela.
Depois, é possível perceber que um dos polícias, de 38 anos, aponta a arma ao condutor - que seguia sem documentos - e dispara quando este arranca e desrespeita a ordem de paragem das autoridades.
Os serviços de emergência ainda tentaram salvar o jovem, mas este acabou mesmo por perder a vida. Ambos os agentes foram detidos.
Leia Também: Polícia mata jovem a tiro em Paris. A noite de confrontos (e as reações)