Trump concordou em "suspender imediatamente" tarifas impostas ao México

Trump prometeu hoje à homóloga mexicana suspender por um mês a entrada em vigor das tarifas sobre o México, depois de Claudia Sheinbaum anunciar uma mobilização do Exército na fronteira comum.

Notícia

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
03/02/2025 16:02 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, disse, esta segunda-feira, que concordou em "suspender imediatamente" as tarifas impostas ao México durante um mês, após uma conversa "muito amigável" com a chefe de Estado do país, Claudia Sheinbaum.

 

Numa publicação divulgada na sua rede social, a Truth Social, Trump revelou que tinha tudo uma "conversa muito amigável" com a sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum.

"Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10.000 soldados mexicanos na fronteira que separa o México e os Estados Unidos", escreveu Trump, acrescentando que esses "soldados serão designados especificamente para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais" para os Estados Unidos. 

"Concordámos ainda em suspender imediatamente as tarifas antecipadas por um período de um mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, pelo secretário do Tesouro Scott Bessent e pelo secretário do Comércio Howard Lutnick, e por representantes de alto nível do México. Espero participar nessas negociações, com a presidente Sheinbaum, para tentarmos chegar a um 'acordo' entre os nossos países", anunciou. 

A Casa Branca anunciou no sábado que, a partir de terça-feira, haveria tarifas de 25% sobre todos os produtos mexicanos em retaliação ao défice comercial, à migração irregular e ao tráfico de fentanil. Os Estados Unidos também impuseram tarifas ao Canadá e China. 

Na sua justificação, Washington argumentou que "os cartéis têm uma aliança com o governo do México e põem em risco a segurança nacional e a saúde pública dos Estados Unidos".

Em resposta, Sheinbaum revelou, no sábado, que anunciaria o seu 'Plano B', hoje, com medidas tarifárias e não tarifárias, além de acusar a Casa Branca de fazer acusações "terrivelmente irresponsáveis".

As tarifas são uma preocupação para o México, pois é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, com as exportações para aquele país avaliadas em 490,183 mil milhões de dólares (cerca de 485 mil milhões de euros) em 2023, quase 30% do produto interno bruto (PIB) do México, de acordo com um relatório do Instituto Mexicano de Competitividade (IMCO).

Analistas têm dito que acreditam que as tarifas impostas pelos Estados Unidos estão a ser usadas por Trump como uma ferramenta para obter acordos mais favoráveis aos interesses dos EUA.

Analistas acreditam que Trump usa tarifas para acordos mais favoráveis

Analistas acreditam que Trump usa tarifas para acordos mais favoráveis

Analistas citados pela Efe acreditam que as tarifas impostas pelos Estados Unidos à China, México e Canadá serão temporárias porque, defendem, Donald Trump está a usá-las como uma ferramenta para obter acordos mais favoráveis aos interesses dos EUA.

Lusa | 14:51 - 03/02/2025

[Notícia atualizada às 16h44]

Leia Também: Trump falou com Trudeau sobre novas tarifas aduaneiras para Canadá

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas