Osasuna é excluído das competições europeias pela UEFA e vai recorrer

O Comité de Recurso da UEFA decidiu hoje excluir o Osasuna da Liga Conferência Europa de futebol de 2023/24, informou o clube espanhol, que vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), por considerar-se vítima de uma grave violação de seus direitos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/07/2023 19:00 ‧ 04/07/2023 por Lusa

Desporto

UEFA

Para o Osasuna, os membros do comité "não levaram em conta as denúncias apresentadas" pelo clube de Pamplona na passada sexta-feira e reafirmaram o parecer inicial dos inspetores do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.

As razões pelas quais a Comissão de Recursos decidiu excluir o Osasuna serão transmitidas ao clube espanhol nos próximos dias, mas este não se conforma e sublinha que "não partilha em nada os critérios da UEFA nem a investigação do caso levada a cabo", lamentando a "mensagem errada" que a UEFA envia ao mundo do futebol ao punir quem denuncia a corrupção e a processa legalmente.

A concluir, o Osasuna promete continuar a utilizar "todos os instrumentos legais ao seu dispor para enfrentar a UEFA e pôr fim ao que considera uma grave violação dos seus direitos".

No entendimento do Osasuna, a mensagem transmitida pela UEFA é, sem dúvida, contraproducente para o futebol e para os clubes, os quais, perante o risco de serem sancionados pelo órgão máximo do futebol europeu, "optam agora por não atacar de frente a corrupção no mundo do futebol.

O clube de Pamplona aponta ainda o dedo sobre o que está a acontecer "ao silêncio dos principais órgãos do futebol espanhol, incluindo a Real Federação Espanhola (RFEF)".

O Comité de Controlo Ética e Disciplina da UEFA já tinha declarado a "inelegibilidade do Osasuna para participar na Liga Conferência 2023/2024", depois de o Supremo Tribunal de Espanha ter condenado vários dirigentes do clube por desvio de verbas, ocorrido na temporada 2013/2014.

No entanto, o clube espanhol não se conformou com a decisão e recorreu ao Comité de Recurso do mesmo organismo, alegando que a justiça de UEFA "é forte com os fracos e fraca com os fortes" ao não tomar em consideração que foram os próprios tribunais de justiça espanhóis que declararam, literalmente, que o Osasuna foi vítima do desvio de dinheiro feito por alguns de seus ex-diretores.

"Com esta decisão, a UEFA pretende voltar a punir o Osasuna na figura dos seus atuais dirigentes, que são precisamente aqueles que apresentaram queixa em tribunal, iniciando o procedimento judicial para recuperar o dinheiro ilicitamente roubado das contas da entidade e restaurar o seu bom nome", refere ainda Osasuna, para quem este caso "é o único conhecido na história recente do futebol europeu em que um clube processa alguns de seus ex-dirigentes, que atualmente aguardam prisão".

Leia Também: À espera de Ancelotti, Brasil prepara anúncio de selecionador interino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

José Mourinho

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Lamborghini

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas