Joana Marchão diz que Portugal não usa a palavra 'impossível'

 A futebolista Joana Marchão frisou que, na seleção feminina portuguesa, "não se usa a palavra impossível", apesar de terem pela frente, no Mundial, Estados Unidos e Países Baixos, que disputaram a final da última edição.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/07/2023 08:47 ‧ 05/07/2023 por Lusa

Desporto

Futebol feminino

A equipa das 'quinas' estreia-se num Campeonato do Mundo diante dos Países Baixos, seleção vice-campeã mundial, em 23 de julho, seguindo-se os confrontos com o Vietname, em 27, e os atuais detentores do cetro, os Estados Unidos, em 01 de agosto.

"Aqui, nesta seleção, nunca se usa a palavra impossível. Só nos dá mais motivação e mais força para jogar contra estas equipas. É contra estas equipas que queremos jogar, pois é sinal de que lá estamos", disse aos jornalistas, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Na preparação para a competição, a seleção portuguesa defrontou a campeã europeia Inglaterra, no sábado, com um nulo (0-0) a dar confiança para o exigente Grupo E que vai encarar no Mundial da Nova Zelândia e Austrália, entre 20 de julho e 20 de agosto.

"O jogo contra a Inglaterra foi muito bem conseguido da nossa parte, não só da defesa, como de toda a equipa. Estivemos muito bem perante a campeã europeia. Claro que nos dá muita confiança, mas o nosso trabalho não acabou. Estamos a iniciar a terceira semana de trabalhos intensos. É assim que vamos continuar", afiançou Joana Marchão.

No entanto, apesar de ter sido um bom teste, a jogadora, que, na última época, jogou na equipa italiana do Parma, entende que os jogos com Países Baixos e Estados Unidos irão ser "completamente distintos", mesmo tendo um nível de dificuldade semelhante.

"Nenhum jogo é igual. A seleção dos Países Baixos e dos Estados Unidos são diferentes entre si e diferentes da Inglaterra. Vão ser três jogos completamente distintos. Difíceis, mas distintos", atirou, acrescentando: "Claro que há jogos diferentes, mas os objetivos como equipa vão manter-se até ao fim do Mundial, seja jogo de preparação ou oficial".

A defesa esquerdo, de 26 anos, abordou a competitividade existente na sua posição na seleção portuguesa, salientando a necessidade disso, aliado ao ambiente "fantástico".

"É ótimo. Quanto mais competitividade houver dentro da equipa, mais fortes seremos. O ambiente no grupo é fantástico e isso ver-se-á dentro de campo", expressou a atleta.

Anunciada a saída do Parma, onde realizou 16 encontros na última temporada, depois de seis anos no Sporting, Joana Marchão usará a prova como 'montra' para se mostrar.

"O Mundial é uma montra para todas as jogadoras. Claro que umas têm uma prestação melhor e outras menos boa. O que vou tentar fazer é ter a melhor prestação possível para ajudar a nossa seleção", apontou a futebolista, que soma 36 internacionalizações.

Antes da partida para a Nova Zelândia, na próxima segunda-feira, Portugal receberá a Ucrânia, na sexta-feira, no Estádio do Bessa, no Porto, em mais um encontro particular.

Leia Também: Maria Alagoa rende Joana Martins no estágio de Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas