A seleção nacional de futebol feminino recebeu e venceu, na noite desta sexta-feira, a congénere da Ucrânia, por 2-0, no último jogo das navegadoras antes da partida rumo ao Mundial da categoria.
A noite já se previa de festa no Estádio do Bessa, no Porto, dada a moldura humana histórica que se avizinhava, mas as comandadas de Francisco Neto decidiram juntar-lhe uma exibição de encher o olho e que alegrou os milhares de adeptos presentes nas bancadas.
Jéssica Silva foi a figura máxima desta partida, com os dois golos diante das ucranianas, que pouco ou nada fizeram para importunar a baliza da equipa das quinas.
A avançada do Benfica, que tinha entrado no encontro a todo o gás e com grandes pormenores técnicos, abriu a contagem aos 19 minutos. A defesa ucraniana falhou o alívio e a dianteira não desperdiçou a oferta para fazer o seu primeiro golo na partida. Já em cima do tempo de intervalo, Jéssica Silva (45+2') bisou, num lance em que a Ucrânia voltou a meter água na defesa.
No caminho para o segundo tempo, a equipa das quinas teve muitas ocasiões para dilatar ainda mais a vantagem, mas o 2-0 trazido desde o primeiro tempo acabou por não sofrer mais alterações até ao apito final.
Além do brilhantismo no relvado do Bessa, o colorido também chegou às bancadas. Tal como se previa, este encontro particular bateu o recorde de assistência em jogos da seleção feminina. Foram 20 123 espectadores que assistiram a esta última partida antes da viagem para o Mundial.
𝟚𝟘.𝟙𝟚𝟛 Um número, uma sensação para nunca esquecer! Batemos o recorde de assistência em jogos da Seleção Feminina! #Navegadoras pic.twitter.com/3jQ7U16Lnp
— Portugal (@selecaoportugal) July 7, 2023
No Campeonato do Mundo, que as navegadoras disputam pela primeira vez, Portugal vai defrontar as vice-campeãs do Mundo dos Países Baixos, o Vietname, com a fase de grupos a terminar frente aos EUA, detentora do cetro mundial. A prova decorre na Austrália e Nova Zelândia.