Acabou em vitória sueca um embate de 'titãs' do futebol feminino mundial, neste domingo, em Melbourne, na Austrália. Os Estados Unidos da América, o 'carrasco' de Portugal no Mundial feminino, falham os quartos de final. O encontro teve de ser decidido nas grandes penalidades, após 120 minutos de nulo no marcador.
Os Estados Unidos da América, bicampeões mundiais, foram superiores em campo, durante a maioria da partida. Melhores oportunidades e fio de jogo para as americanas. Já a Suécia não fez um remate realmente perigoso durante oitenta minutos. A jogadora nórdica mais inconformada foi Kosavare Asllani.
A primeira grande oportunidade surgiu aos aos 52 minutos. Excelente intervenção da guarda-redes sueca, impedindo o golo da americana Horan. Dez minutos depois, aos 62', Sofia Smith desperdiça uma grande oportunidade na cara da guardiã Musovic. Recebe um passe na pequena área mas teve uma má receção - a bola 'espirrou' para a frente e ficou à mercê da guarda-redes sueca. As nórdicas bem podiam agradecer à guardiã do Chelsea pelo nulo no marcador.
A melhor chance da Suécia só chegou aos 85 minutos - foi o primeiro remate enquadrado das nórdicas - através de um remate da número dez Jakobssen, que tinha acabado de entrar na partida. A guarda-redes Naeher lidou bem com o remate. Antes do final dos noventa, destaque ainda para mais uma bela defesa de Musovic a cabeceamento da 'estrela' Alex Morgan.
Já no prolongamento, Morgan testou novamente a atenção da guardiã contrária, desta vez através de um remate cruzado, de pé esquerdo. Viu o seu primeiro golo no certame a ser negado. Quando não era a guarda-redes a salvar a equipa, a defensiva ia fazendo o seu trabalho de forma competente. Os Estados Unidos da América apostaram na entrada de Megan Rapinoe nesta fase. Na decisão por grandes penalidades, a Suécia foi mais forte. Rapinoe falhou um penálti pelos EUA.
A Suécia vai enfrentar o Japão nos quartos de final do Mundial'2023, que ultrapassou a Noruega, por 3-1, neste sábado. O vencedor dessa eliminatória enfrenta Espanha ou Países Baixos. A Suécia nunca ganhou o Mundial feminino.
Leia Também: Países Baixos superam África do Sul e defrontam Espanha nos 'quartos'