FC Porto 'esquece' desilusão da Supertaça com reviravolta no Minho

Entrada de Toni Martínez mudou tudo num jogo em que Wendell acabaria por ser expulso já nos descontos.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Miguel Simões
14/08/2023 20:48 ‧ 14/08/2023 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto não escapou ao susto no arranque da I Liga para bater o Moreirense (1-2), esta segunda-feira, cinco dias após a desilusão provocada pelo Benfica na disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro.

Após uma primeira parte sem golos, os três motivos de festejo nas bancadas surgiram apenas no segundo tempo e, se é verdade que os cónegos foram os primeiros num lance de Frimpong, os dragões acabariam mesmo por ser os últimos a sorrir, graças a Toni Martínez e Wendell.

Apesar da derrota, o Moreirense assinala um regresso à I Liga algo positivo pelo que fez em campo, mas é o FC Porto que leva os três pontos para a cidade Invicta.

Cónegos começaram a ameaçar

Sem poder contar com o castigado Pepe, Sérgio Conceição - que viu o jogo das bancadas após expulsão na Supertaça - tratou de promover duas alterações com as entradas de Fábio Cardoso e João Mário, deixando Pepê mais à frente. Do outro lado, Rui Borges apenas fez uma mudança, com a entrada de Marcelo para o lugar de Rafael Santos.

Os dragões até tentaram criar a primeira oportunidade através de Otávio, mas os cónegos responderam com as investidas de Marcelo, João Camacho e até um momento de calafrio com um desvio de Fábio Cardoso a passar a centímetros do poste, tudo isto em apenas cinco minutos.

O FC Porto sentiu o susto na pele e ameaçou na outra baliza por Taremi e Galeno, sensivelmente à meia hora de jogo. Ainda assim, a oportunidade mais flagrante pertenceu a Kobamelo Kodisang que, aos 43 minutos, rubricou um falhanço na cara de Diogo Costa. 

Como 'fintar' um susto?

A precisar de fulgor ofensivo, Sérgio Conceição lançou Toni Martínez para substituir João Mário, levando a que Pepê recuasse no terreno, mas a equipa azul e branca foi 'surpreendida' pelos cónegos aos 51 minutos, quando Frimpong aproveitou um desvio de Alan para deixar o Moreirense a festejar o primeiro no regresso à I Liga.

A resposta azul e branca teve de ser, naturalmente, imediata. Os dragões apoderaram-se da bola, cresceram no meio campo adversário e o golo surgiu... dos pés de um recém-entrado. Aos 67 minutos, Toni Martínez beneficiou de uma assistência sublime de Fábio Cardoso e atirou para o empate.

Pouco depois, e já com o reforço Nico em campo na sequência das queixas de Baró, Wendell seria o autor do tento da reviravolta, num remate à entrada da área que 'traiu' Kewin ao ver tantos jogadores à sua frente, aos 74 minutos.

Já na reta final da partida, Wendell viu o segundo amarelo e consequente vermelho, deixando o FC Porto com menos um em campo em tempo de descontos, mas o resultado não sofreu mais alterações e o conjunto de Sérgio Conceição (liderado por Vítor Bruno esta segunda-feira) garantiu a conquista dos primeiros três pontos com muito suor. 

Momento do jogo: Inevitavelmente, o lance que contribuiu para o 1-2 final. Wendell apareceu no sítio certo e, aos 74 minutos, assinou o tento decisivo.

[Notícia atualizada às 20h54]

Onzes

Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Gonçalo Franco, Lawrence Ofori, Alanzinho, Kobamelo Kodisang, João Camacho e André Luís.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Iván Marcano, Wendell, Stephen Eustáquio, Marko Grujic, Otávio, Wenderson Galeno, Pepê e Mehdi Taremi.

Antevisão

Cinco dias após a derrota frente ao rival Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto prepara-se para o arranque da prestação na I Liga e, esta segunda-feira, 'apadrinhará' o regresso do Moreirense à elite do futebol português.

Os dragões não vão contar com os seus líderes para a jornada inaugural, uma vez que o capitão Pepe viu cartão vermelho na reta final do Clássico disputado em Aveiro, seguindo-se depois a expulsão do treinador Sérgio Conceição, que protagonizou um episódio polémico ao recusar-se a abandonar o campo, iniciando um período de 'blackout' desde então.

Já o conjunto de Rui Borges - ele que ocupou a vaga deixada por Paulo Alves - terá a difícil missão de 'tombar' o FC Porto, tendo desvalorizado as ausências mais sonantes do lado do adversário.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18h45 (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, contará com arbitragem de Hélder Malheiro e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Moreirense-FC Porto: Dragão procura esquecer desilusão... sem os líderes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

I Liga

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Ferrari

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas