O Benfica prepara-se para regressar ao Estádio da Luz, este sábado, sensivelmente três meses após os festejos do 38.º campeonato nacional, tendo pela frente o promovido Estrela da Amadora.
As águias e os tricolores até têm algumas coisas em comum, além de ambas pertencerem à capital portuguesa. Acabaram a época transata a festejar e arrancaram a presente edição da I Liga com derrotas, pelo que a ambição de conquistar os primeiros três pontos do campeonato estende-se às duas equipas.
O emblema encarnado não foi feliz na visita ao Bessa, onde perdeu frente ao Boavista (3-2), num jogo recheado de polémica e de críticas, às quais Roger Schmidt tratou de responder na conferência de imprensa desta sexta-feira.
Já o clube da Amadora atuou perante os seus adeptos e foi derrotado pelo Vitória SC (0-1). E aqui voltamos às semelhanças novamente. Tanto Benfica, como Estrela da Amadora ficaram reduzidos a dez elementos - Petar Musa de um lado, Miguel Lopes do outro - em alturas em que não se encontravam em desvantagem. Além disso, também o treinador Sérgio Vieira foi expulso nos instantes finais do encontro da ronda inaugural.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem de Gustavo Correia e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Análise ao adversário: "Primeiro de tudo, estamos muito felizes por voltar a jogar na Luz. Depois do encontro com o Boavista, queremos muito ganhar este jogo, mesmo frente a uma equipa que vem da II Liga. Regressaram ao principal escalão muitos anos depois. Estarão motivados certamente. Há perigos por defrontar equipas assim, naturalmente. Queremos mostrar qualidade e ganhar o jogo".
Críticas após derrota no Bessa: "Não foi o melhor dia para o Vlachodimos, para ser sincero. Foi muito óbvio, não temos de esconder isso. Ele já teve jogos muito bons e creio que contra o Boavista ele podia ter feito melhor. Tivemos muitas oportunidades para marcar golos, se olharmos para toda a partida no geral. Podíamos ter estado melhores em algumas situações, nomeadamente naquelas faltas e na grande penalidade. Num contra-ataque decidiram, fomos penalizados em sofrer tantos golos. Há melhorias a fazer".
Reforços no onze?: "Claro que não vou anunciar o onze inicial hoje. Claro que é cedo para os reforços integrarem a equipa inicial. A adaptação ainda não está completa. Estão a treinar bem e a conectar-se com os colegas de equipa. O Arthur Cabral tem estado muito bem nos treinos. O momento é complicado porque os jogadores chegam no início da competição. É preciso passar certa e determinada informação. Como treinador, procuro encontrar o melhor momento para lançar os jogadores. Quero que tenham um início perfeito, mas há que ponderar sempre".
Sérgio Vieira
Resposta à derrota: "Se a consequência disso vai ser a conquista de um ou três pontos ninguém sabe. Sinto esse querer por parte dos jogadores. Isto preenche o caráter deste grupo de trabalho. Sabemos e respeitamos muito o Benfica. Estamos preparados. Vamos confiantes, determinados para fazer o nosso melhor em todos os momentos do jogo. Vamos dar mais um passo importante nesta temporada".
Abordagem ao jogo: "O que vamos avaliar é a atitude da equipa, a coragem que nós vamos ter, é a arrogância que vamos ter por jogar num estádio que não é o nosso, perante o seu público e procurar contrariar o Benfica. Temos coragem, arrogância competitiva e de ter competência individual e coletiva".
Miguel Lopes: "Temos o respeito por todas as instituições, desrespeitando o regulamento interno foi colocado um processo disciplinar a Miguel Lopes, que já está resolvido. Ele aceitou o castigo que lhe foi dirigido. A situação está colmatada. Foi repreendido e levou uma multa. Ele é muito humilde e reconheceu o erro. Pediu desculpa aos colegas e à direção. Continua integrado, como esteve sempre".
Últimos resultados
Benfica: D-V
Estrela da Amadora: D-D
Últimos onzes
Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, David Jurásek, Orkun Kokçu, João Neves, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Rafa Silva e Petar Musa.
Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Miguel Lopes, Mansur, Jean Felipe, Aloísio Souza, Vitó, João Reis, Ronald Pereira, Ronaldo Tavares e Regis Ndo.
Ausências
Benfica: Petar Musa (castigado) e David Jurásek (lesionado).
Estrela da Amadora: Miguel Lopes (castigado).
Leia Também: Schmidt garante Benfica a querer reagir e alerta: "Há melhorias a fazer"