"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que acompanhou as prestações dos nossos atletas durante os 13 dias de competição em Roterdão, nos Países Baixos, felicita a delegação portuguesa pelos resultados obtidos, que prestigiam Portugal e o desporto nacional, nesta primeira edição dos Campeonatos Paralímpicos Europeus", pode ler-se numa nota divulgada na página da Presidência da República.
O chefe de Estado recorda que "os 26 atletas, que competiram em seis modalidades (badminton, boccia, ciclismo, judo, ténis em cadeira de rodas e tiro), conquistaram 12 pódios: duas medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze, além de outras marcas de destaque, a nível individual e coletivo".
Marcelo Rebelo de Sousa deixa ainda "uma palavra de incentivo a todos os atletas e equipas técnicas na preparação dos Jogos Paralímpicos de Paris" de 2024, destacando a "entrega, dedicação e empenho" - que "têm resultado em prestações de excelência" -, e sublinhando "a importância do desporto também enquanto fator de integração social".
"Nessa medida, importa não ignorar que as necessidades de apoio a estes atletas se mantêm", alerta.
"A todos eles, ao Comité Paralímpico de Portugal, às Federações e Clubes, o Presidente da República deseja as maiores felicidades pessoais e desportivas", concluiu.
Os Campeonatos Paralímpicos Europeus decorreram entre 08 e hoje, nos Países Baixos.