A Comissão de Presidentes das Federações de âmbito Autónomo e Territorial da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) exigiu, esta segunda-feira, em forma de comunicado emitido após a reunião extraordinária, a demissão "imediata" de Luis Rubiales.
O organismo considera "inaceitáveis" os comportamentos levados a cabo pelo presidente após a história conquista do Campeonato do Mundo de futebol feminino, quando beijou Jenni Hermoso na boca, algo que "prejudicou com gravidade a imagem do futebol" do país.
"Apelaremos aos órgãos correspondentes uma profunda e iminente reestruturação orgânica em cargos estratégicos da Federação para dar lugar a uma nova etapa de gestão no futebol espanhol. Uma vez que a FIFA suspendeu D. Luis Rubiales, ativaram-se os protocolos internos da Federação como consequência", pode ler-se.
"Pedimos ao presidente, Pedro Rocha, que se retire de imediato a última comunicação em nome da Federação com FIFA e UEFA, que conhecemos ao dia de hoje. A RFEF mantém o seu compromisso de continuar a implementar o investimento, assim como as políticas de igualdade para o desenvolvimento do futebol feminino", prossegue.
"Por último, a Comissão de Presidentes outorgou o seu apoio unânime a D. Pedro Rocha para que lidere uma nova etapa onde o diálogo e a reconciliação com todas as instituições do futebol sejam as linhas a seguir. Colocamo-nos à disposição do CSD e de todas as instituições envolvidas para continuar a construir juntos a candidatura ao Mundial de 2030", completa.
Leia Também: Novo vídeo do beijo a Jenni Hermoso desfaz a defesa de Luis Rubiales