O mercado de transferências traduz-se em algo, por si só, recheado de indecisões, sobretudo quando o seu término se aproxima. Benfica e Sporting contam com vários dossiês por resolver e prometem 'apimentar' a reta final da janela de verão no 'louco' carrossel da Segunda Circular
Entre possíveis compras, diversos cenários de empréstimos e vendas iminentes, os rivais lisboetas, separados por apenas dois quilómetros, contam com casos de sobra para protagonizar algumas mexidas nos respetivos plantéis atuais.
Roger Schmidt sabe que a baliza encarnada poderá sofrer alterações, quase como numa espécie de 'troca por troca', enquanto Rúben Amorim não espera mais do que um ou dois reforços, sendo que ambos reúnem a particularidade de poderem ver vários jogadores sair para 'aliviar' a dimensão dos plantéis, sobretudo a título de empréstimo.
'Luz' apaga-se para quantas caras?
O plantel do Benfica está praticamente fechado no que toca a compras, ainda que surja uma grande dúvida na baliza, dependendo também da situação de Odysseas Vlachodimos. Já depois dos desentendimentos com Roger Schmidt, o guarda-redes grego conta com o elevado interesse do Nottingham Forest e, caso a transferência se concretize, as águias poderão avançar para a aquisição de Ignacio de Arruabarrena, junto do Arouca.
Apesar de toda essa 'novela', há outros cenários de vendas ou empréstimos que assumem contornos distintos no 'reinado' da Luz. David Neres não tem somado os minutos que desejaria e pode até permitir um encaixe significativo ao Benfica, mediante o 'velho' interesse dos russos do Zenit, enquanto Petar Musa já sofreu o 'assédio' de clubes italianos como Bologna e Udinese, algo que entretanto terá estagnado.
Além dos dois companheiros na frente de ataque, há mais quatro nomes em 'stand-by'. Morato viu o Fulham a deixar de insistir na sua contratação, Tomás Araújo - que renovou recentemente - tem sido apontado ao Estugarda, João Victor poderá rumar ao Las Palmas na condição de emprestado e Andreas Schjelderup tem possibilidade de rumar a outras paragens que lhe permitam a regularidade que não tem tido às ordens de Roger Schmidt. Afinal de contas, para quantas caras se irá 'apagar' a 'Luz' do Benfica?
Benfica e Sporting já têm pouco tempo para preencher lacunas e resolver dossiês pendentes.© Getty Images
Há mais leões para 'rugir' em Alvalade?
Com apenas dois reforços contratados (por verbas milionárias) este verão, o Sporting poderá ainda estar prestes a apresentar uma terceira cara nova e, quem sabe, ainda um quarto elemento. Iván Fresneda é um nome há muito tempo referenciado pelos leões e, depois de uma corrida ganha a Benfica, FC Porto e outros 'tubarões' europeus, o defesa oriundo do Real Valladolid não deverá tardar em ser apresentado. Já o nome de Mikkel Damsgaard, que se destacou no Brentford, também passou a figurar recentemente como um possível reforço leonino para a reta final de mercado.
Do outro lado da balança estão, claro, as saídas, desde os empréstimos às vendas. Fatawu e Mateo Tanlongo são jogadores que podem perfeitamente 'rodar' noutras equipas, em função do reduzido (quase nulo) espaço entre as opções de Rúben Amorim no plantel principal, sendo que o primeiro é dado quase como certo no Leicester e o segundo é apontado ao Real Valladolid. Porém, futebolistas como Eduardo Henrique e Rafael Camacho poderão ser vendidos, uma vez que têm apenas mais um ano de contrato, evitando saídas a custo zero.
Por último, embora sem grande falatório, o nome sonante de Marcus Edwards chegou a ser apontado ao futebol na Arábia Saudita e até ao Chelsea, mas as expectativas são a de que se mantenha no 'reino' de Alvalade, pronto para 'rugir' à semelhança de temporadas transatas. Restará perceber, portanto, quais jogadores que estão na porta de saída irão realmente continuar no Sporting.
Leia Também: À beira de Cristiano Ronaldo, 'Paulão' ambiciona seleção... com razão