FC Porto desmente versão da FPF e apresenta imagens como prova

Os portistas emitiram um comunicado nesta segunda-feira a contrariar a versão apresentada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Dizem que tudo se deveu a um erro técnico e que havia eletricidade.

Notícia

© fc porto

Notícias ao Minuto
04/09/2023 18:03 ‧ 04/09/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

Após o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol ter dito que a falha de comunicação do VAR, durante o FC Porto-Arouca, ter sido causada por "falta de corrente elétrica" numa tomada do Estádio do Dragão, os responsáveis portistas vêm agora desmentir essa versão através de um novo comunicado.

O clube nega ainda que a referida tomada seja a única disponível naquela zona do relvado. Para além disso, diz que não foram detetadas falhas de energia. Conclui dizendo que tudo se deveu a um "erro técnico".

Comunicado do FC Porto: "Na sequência do comunicado enviado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol ("FPF") relativo ao incidente verificado com o VAR no jogo FC Porto-Arouca, de dia 03/09/2023, vem a FUTEBOL CLUE DO PORTO - FUTEBOL SAD ("FC Porto"), esclarecer o seguinte:

1. Não corresponde à verdade que a tomada elétrica disponível na zona de revisão do estádio não possuísse energia socorrida. Esta tomada possui fonte de alimentação UPS (Uninterrupted Power Supply).

2. Para além da UPS, a própria tomada possui uma chave específica que garante que a mesma só é utilizada para o sistema VAR.

3. Também não corresponde à verdade que a tomada em questão seja a única disponível na área de revisão do estádio. Junto desta existe um outro quadro elétrico com outra tomada disponível para utilização, conforme se pode verificar pela foto subsequente.

4. Acresce, ainda, que não foram detetadas quaisquer falhas de energia no decorrer do jogo (antes, durante ou após o mesmo).

5. A este propósito refira-se que obrigação do FC Porto se esgota na disponibilização de uma fonte de energia para que os técnicos da Altice, contratados pela FPF, aí conectem o cabo de alimentação destinado aos equipamentos do VAR, o que aconteceu, sendo que toda a responsabilidade de montagem do sistema e ligação de cabos é daqueles profissionais.

6. Sucede que o referido cabo, conectado na origem à fonte de energia do estádio disponibilizada pelo FC Porto, não foi conectado aos equipamentos do VAR, levando a que o sistema tenha estado a funcionar suportado por baterias desde o início do jogo.

7. Tal facto foi reconhecido pelos próprios técnicos da Altice quando substituíram o equipamento, tendo este passado a estar suportado pela energia do estádio.

8. Por conseguinte, se não existiu qualquer falha de energia e se não foram rearmados quaisquer quadros elétricos, como se explica que o equipamento do VAR substituído não tivesse energia do estádio, mas o segundo equipamento já a tivesse? A energia não desaparece de um momento para o outro...

A conclusão é elementar: o cabo da Altice do primeiro equipamento do VAR, conectado na origem à fonte de energia do estádio, nunca esteve ligado no destino ao equipamento do VAR por erro técnico."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

I Liga

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2969
2Benfica2969
3Sp. Braga2960
4FC Porto2959
5Vitória SC2948
6Santa Clara2946
7Famalicão2943
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense2935
11Rio Ave2932
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Farense2921
18Boavista2918
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Kia

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas