O Benfica expressou, este sábado, a "total solidariedade para com as vítimas do terramoto ocorrido em Marrocos", que já provocou mais de 800 mortes, mostrando ainda disponibilidade para ajudar nas operações de socorro e lançar uma campanha de donativos.
"Neste momento de emergência e de apoio internacional, o Sport Lisboa e Benfica mostra total disponibilidade para, através da Fundação Benfica, ajudar nas operações de socorro em curso e lançar uma campanha de donativos capaz de ajudar à reconstrução das áreas mais afetadas", pode ler-se no comunicado das águias.
Também o FC Porto e o Sporting já se manifestaram nas redes sociais, lamentando o elevado número de vítimas que o sismo causou.
O FC Porto está solidário com todos os afetados pelo sismo em Marrocos 🇲🇦 Às famílias das vítimas, enviamos sentidas condolências.
— FC Porto (@FCPorto) September 9, 2023
O Sporting CP mostra a sua solidariedade para com todas as vítimas do sismo ocorrido em Marrocos
— Sporting CP (@SportingCP) September 9, 2023
Muita força para todo o povo marroquino 🇲🇦 pic.twitter.com/lUviGi45DX
O último balanço oficial do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 em estado grave.
A província com mais vítimas registadas é Al Haouz, a sul de Marraquexe e próxima do epicentro, com 394 mortos, segundo o balanço até às 10:00 locais (mesma hora em Lisboa), citado pela agência espanhola EFE.
Pelos mesmos dados, segue-se Taroudant (271 mortos), Chichaoua (91), Ouarzazate (31), Marraquexe (13), Azilal (11), Agadir (5), Casablanca (3) e Al Youssufia (1).
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.
O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.
O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.