O sismo que provocou o caos em Marrocos é o assunto do momento e a UEFA não deixou passar a tragédia ao lado, tendo decretado um minuto de silêncio, este sábado, em jogos que se realizem até ao próximo dia 21 de setembro.
"A UEFA irá manter um momento de silêncio em todos os próximos jogos de seleções e competições de clubes a partir de amanhã e até 21 de Setembro, em memória das vítimas do trágico terramoto em Marrocos", pode ler-se na nota emitida pelo organismo do futebol europeu.
"Os pensamentos do futebol europeu estão com o povo marroquino nestes tempos difíceis", acrescentou a UEFA.
De referir que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha decretado um minuto de silêncio para os duelos deste fim de semana, além de que clubes como Benfica, FC Porto ou Sporting também deixaram notas de condolências e apoio às vítimas do sismo ocorrido em Marrocos.
O último balanço oficial do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 em estado grave.
A província com mais vítimas registadas é Al Haouz, a sul de Marraquexe e próxima do epicentro, com 394 mortos, segundo o balanço até às 10:00 locais (mesma hora em Lisboa), citado pela agência espanhola EFE.
Pelos mesmos dados, segue-se Taroudant (271 mortos), Chichaoua (91), Ouarzazate (31), Marraquexe (13), Azilal (11), Agadir (5), Casablanca (3) e Al Youssufia (1).
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.
O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.
O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.
[Notícia atualizada às 17h08]
UEFA will be holding a moment of silence at all upcoming national team and club competition matches as of tomorrow and until 21 September, in memory of the victims of the tragic earthquake in Morocco.
— UEFA (@UEFA) September 9, 2023
The thoughts of European football are with the people of Morocco in these…
Leia Também: Benfica disponível para ajudar Marrocos com campanha de donativos