A Federação de Futebol da República Islâmica do Irã reagiu, este domingo, àquilo que diz serem as "declarações racistas" proferidas por Carlos Xavier sobre Mehdi Taremi, que de resto já motivaram um pedido de desculpas público por parte do antigo jogador do Sporting ao avançado iraniano do FC Porto.
"É surpreendente e lamentável que estas declarações racistas tenham sido feitas contra um jogador empenhado e leal, por parte de alguém que também é ele próprio membro da família global do futebol", começa por lamentar a Federação iraniana, que prossegue.
"Os membros da seleção iraniana condenam estas declarações vergonhosas. A linguagem internacional do futebol é a linguagem da bondade", prossegue a FFIRI, que fala mesmo em "palavras absurdas e obscenas" que geraram uma "reação negativa".
O antigo internacional português, recorde-se, tinha-se referido ao internacional iraniano como o "muçulmano, que, quando veio para Portugal, não sabia nadar, e, ali, já sabe mergulhar", o que motivou fortes críticas da parte do FC Porto.
Ver essa foto no Instagram
Leia Também: Carlos Xavier pede desculpa a Taremi: "Tenho amigos de todas as cores"