FC Porto apaga a 'Estrela' e passa (pelo menos) a noite no 'trono'

Taremi 'saltou' do banco para garantir um triunfo (muito) 'suado' para os homens de Sérgio Conceição.

Notícia

© Gerardo Santos / Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
15/09/2023 21:24 ‧ 15/09/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto regressou da melhor maneira possível à ação, depois da pausa para compromissos internacionais, ao visitar e derrotar o Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, por 0-1, na partida inaugural da quinta jornada da I Liga, na qual não faltaram peripécias ao longo dos 90 minutos.

Mehdi Taremi marcou, aos 29 minutos, o golo que abriu caminho ao triunfo ‘fora de portas’, que coloca os vice-campeões nacionais em título, provisoriamente, na liderança isolada da tabela, enquanto aguarda pelos encontros de Boavista e Sporting, diante de Desportivo de Chaves e Moreirense, respetivamente.

Mais ‘turbulento’ era difícil

‘Transfigurado’ num 3x5x2, perante uma autêntica ‘revolução’ promovida por Sérgio Conceição, o FC Porto entrou bem no jogo, intenso, pressionante e a envolver muita gente no ataque. O primeiro aviso surgiu, de resto, logo nos segundos iniciais, quando Gonçalo Borges trabalhou bem na ala direito, fletiu para o centro e desferiu um remate perigoso.

O mote para um bom jogo estava dado, mas a verdade é que aquilo que se passou daí em diante foi uma série de peripécias que em nada o beneficiaram. O primeiro de todos teve lugar ao segundo minuto, quando Ronald Pereira caiu na grande área e pediu penálti, por suposta falta de Iván Jaime.

Instantes depois, Iván Marcano caiu no relvado, teve de ser assistido e acabou mesmo por ser substituído. Pelo meio, os homens da casa aproveitaram a vantagem numérica para criar perigo, e João Pinheiro assinalou grande penalidade, por falta de Pepe sobre Léo Jabá. No entanto, após rever as imagens, voltou atrás na decisão.

Aos 15 minutos, eis que o treinador dos azuis e brancos foi confrontado com uma nova contrariedade. Evanilson foi derrubado por Miguel Lopes, à entrada da grande área, e também ele teve de ser substituído por Mehdi Taremi… que não demorou muito tempo até conseguir ‘fazer estragos’.

Aos 29 minutos, lançado por Pepe, o internacional iraniano trabalhou bem sob um adversário e atirou para o fundo das redes à guarda de Bruno Brigido. Os amadorenses reclamaram veementemente uma suposta falta do capitão portista, no início da jogada, mas a verdade é que o golo foi validado.

À beira do apito para o intervalo, os visitantes tiveram uma oportunidade de ouro para dilatar a vantagem, mas, primeiro, André Franco, e, depois, Gonçalo Borges não conseguiram desviar para o alvo. Na resposta, Léo Cordeiro ameaçou, do ‘meio da rua’, assim como Ronald Pereira, que, ‘sozinho contra o mundo’, rematou para a defesa de Diogo Costa.

Um dragão que só sabe sofrer

Depois da ‘loucura’ do primeiro tempo, o segundo assumiu uma toada bem mais ‘morna’, em que o FC Porto foi, aos poucos, perdendo o controlo do jogo para o Estrela da Amadora, que, aos 69 minutos, ficou mesmo à beira de marcar, por intermédio de… Alan Varela, que, na tentativa de atrasar a bola para Diogo Costa, quase a colocou na própria baliza.

Aos 73 minutos, Ronald Pereira avançou pela ala esquerda e cruzou para Ronaldo Tavares, que, à ‘boca’ da baliza, cabeceou por cima da trave. Aos 90, Régis, saído do banco, ganhou o esférico após uma ‘asneira’ de Diogo Costa, mas, quando já festejava o golo, viu Alan Varela esticar-se para o desviar e garantir o resultado final.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 13 pontos em 15 possíveis, o que o deixa, provisoriamente, na liderança isolada da I Liga, com três pontos de vantagem sobre Boavista e Sporting, que ainda vão entrar em ação. Quanto ao Estrela da Amadora, permanece com quatro pontos e é 13.º classificado.

Momento do jogo: Naquela que foi uma partida intensa, muitas vezes a roçar os limites da agressividade, o FC Porto passou por alguns momentos de ‘aperto’, mas o (belo) golo de Mehdi Taremi, apenas 14 minutos depois de ter entrado para o lugar do lesionado Evanilson, abriu caminho para a vitória.

Onzes

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Hevertton, Omurwa, Miguel Lopes, Kialonda Gaspar, João Reis; Aloísio Souza, Léo Cordeiro; Leo Jabá, Ronald e Ronaldo Tavares.

FC Porto: Diogo Costa; David Carmo, Pepe, Marcano; Galeno, Alan Varela, André Franco, Iván Jaime, Gonçalo Borges; Evanilson e Fran Navarro.

Antevisão

Encerrada que está a pausa para compromissos internacionais, é hora de recolocar os 'holofotes' sobre a I Liga. A quinta jornada arranca já esta sexta-feira, com o encontro entre Estrela da Amadora e o FC Porto, que terá lugar no Estádio José Gomes.

Amadorenses e dragões já não medem forças há 14 anos, fruto da 'derrocada' que os primeiros sofreram, por motivos extra-futebol. Ainda assim, na última ocasião, foram estes que saíram por cima, ao vencer, por 2-1, na segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Agora, o objetivo de ambos passa por triunfar, ainda que por motivos distintos. Os homens de Sérgio Conceição sabem que, se o fizerem, irão isolar-se, provisoriamente, na liderança. Já os de Sérgio Vieira, têm a oportunidade de se distanciarem dos lugares de despromoção.

O Estrela da Amadora-FC Porto irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estrela-FC Porto: 14 anos depois, o dragão 'sobrevoa' o José Gomes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo assinalou 924.º golo e um comentário saltou à vista

Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo assinalou 924.º golo e um comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2044
3FC Porto2143
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Só necessita de duas coisas para dar uma nova vida às escovas do carro

Escovas

Só necessita de duas coisas para dar uma nova vida às escovas do carro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas