Está de regresso o futebol europeu ao Estádio de Alvalade. O Sporting recebe, na tarde desta quinta-feira, os italianos da Atalanta, principal rival na luta pelo primeiro lugar do Grupo D de Liga Europa. E um duelo com motivos de interesse para seguir.
Depois de alcançada a liderança na I Liga com a vitória do passado fim de semana em Faro, os leões espreitam novo triunfo que os pode deixar numa boa posição para o apuramento rumo à próxima fase desta competição europeia.
As duas equipas apresentam-se em Alvalade com o mesmo número de pontos, após vitórias na primeira jornada da fase de grupos. Uma vitória deixa a equipa de Rúben Amorim lançada para esse objetivo de fechar o grupo D no primeiro lugar. Mas também há problemas do lado dos verde e brancos.
Coates, que saiu lesionado do duelo contra o Farense, é baixa confirmada para a partida que se realiza em tarde feriado e que, por isso, deverá contar com uma boa assistência nas bancadas de Alvalade. Trincão também está em dúvida para este encontro.
Em encontros anteriores entre leões e italianos, o Sporting saiu quase sempre por cima. Em 1963/64, o clube de Alvalade eliminou a Atalanta na primeira ronda da extinta Taça das Taças, mas os italianos 'vingaram-se' em 1987/88, também na mesma competição, mas nos quartos de final.
O duelo desta quinta-feira entre Sporting e Atalanta tem apito inicial agendado para as 17h45 e contará com arbitragem do espanhol Alejandro Hernández.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim:
Expetativas: Vamos defrontar uma equipa muito bem trabalhada taticamente. Uma rotação que é difícil de entender principalmente ofensivamente. Defensivamente são agressivos e defendem homem a homem. Vai ser um jogo divertido. Teremos que sofrer e ser fortes a atacar para criar problemas a Atalanta, num grupo equilibrado. Queremos ganhar, não perdemos há muitos jogos e, acima de tudo, queremos ganhar.
Estado de Coates: Foi só um susto, recuperou, está apto para amanhã. Não vou dizer se joga ou não, mas vocês [jornalistas] fazem o vosso trabalho e analisem o que eu digo antes do jogos e depois o que acontece... Está bem claro se ele vai ser titular ou não.
Elogios de Gasperini: Todos os treinadores se lembra da Atalanta que passou a fase de grupos, a forma como jogavam, às vezes com dois avançados e outra com um numero dez. O mister Gasperini era o treinador da moda nessa altura. Se olharmos foi muito no início da minha carreira de treinador, obviamente que foi uma das referências. Eu tirei de toda a gente, do Nuno Espírito Santo, da forma como pressionava no Wolverhampton... eu e os meus adjuntos falávamos sobre isso. Há movimentos daquela equipa que são inspiração para agora e para o futuro. Amanhã vai ser um jogo divertido, e quando digo isso, espero mesmo que seja divertido e que não seja um sofrimento a toda a hora...
Gian Piero Gasperini:
Expetativas: No papel, o Sporting é favorito. Pelo menos, foi isso que foi indicado, no sorteio. Esperamos que, amanhã, seja possível, seja possível provar o que valemos, em campo, e ter um sentimento diferente. Esperamos subverter as previsões.
Sporting: É uma equipa organizada em todos os setores. Gostamos da capacidade ofensiva desta equipa, da rapidez dos jogadores. É uma equipa compacta. O ponto forte de ambas é a organização
Rúben Amorim: Gosto muito dele. Adota um modelo semelhante ao nosso de quando começámos a jogar na Europa. É uma equipa que joga um futebol rápido e ofensivo. Os resultados falam por si.
Últimos resultados
Sporting: E-V-V-V-V
Atalanta: D-V-V-V-E
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.
Atalanta: Juan Musso, Rafael Tolói, Berat Djimsiti, Giorgio Scalvini, Davide Zappacosta, Matteo Ruggeri, Teun Koopmeiners, Marten de Roon, Éderson, Ademola Lookman, Charles De Ketelaere.
Ausências
Sporting: Francisco Trincão (em dúvida).
Atalanta: El Bilal Toure, Vorlicky; De Ketelaere e Scamaca (em dúvida)
Leia Também: Árbitro de má memória leonina dirige Sporting-Atalanta na Liga Europa