Sporting-Atalanta: Após liderança isolada, leão de olho noutro 'poleiro'

Em dia feriado, e que marca o regresso das provas europeias a Alvalade, os leões procuram uma vitória que encaminhe desde já a qualificação para a próxima fase da Liga Europa.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
05/10/2023 07:12 ‧ 05/10/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Antevisão

Está de regresso o futebol europeu ao Estádio de Alvalade. O Sporting recebe, na tarde desta quinta-feira, os italianos da Atalanta, principal rival na luta pelo primeiro lugar do Grupo D de Liga Europa. E um duelo com motivos de interesse para seguir.

Depois de alcançada a liderança na I Liga com a vitória do passado fim de semana em Faro, os leões espreitam novo triunfo que os pode deixar numa boa posição para o apuramento rumo à próxima fase desta competição europeia.

As duas equipas apresentam-se em Alvalade com o mesmo número de pontos, após vitórias na primeira jornada da fase de grupos. Uma vitória deixa a equipa de Rúben Amorim lançada para esse objetivo de fechar o grupo D no primeiro lugar. Mas também há problemas do lado dos verde e brancos.

Coates, que saiu lesionado do duelo contra o Farense, é baixa confirmada para a partida que se realiza em tarde feriado e que, por isso, deverá contar com uma boa assistência nas bancadas de Alvalade. Trincão também está em dúvida para este encontro.

Em encontros anteriores entre leões e italianos, o Sporting saiu quase sempre por cima. Em 1963/64, o clube de Alvalade eliminou a Atalanta na primeira ronda da extinta Taça das Taças, mas os italianos 'vingaram-se' em 1987/88, também na mesma competição, mas nos quartos de final.

O duelo desta quinta-feira entre Sporting e Atalanta tem apito inicial agendado para as 17h45 e contará com arbitragem do espanhol Alejandro Hernández.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim:

Expetativas: Vamos defrontar uma equipa muito bem trabalhada taticamente. Uma rotação que é difícil de entender principalmente ofensivamente. Defensivamente são agressivos e defendem homem a homem. Vai ser um jogo divertido. Teremos que sofrer e ser fortes a atacar para criar problemas a Atalanta, num grupo equilibrado. Queremos ganhar, não perdemos há muitos jogos e, acima de tudo, queremos ganhar.

Estado de Coates: Foi só um susto, recuperou, está apto para amanhã. Não vou dizer se joga ou não, mas vocês [jornalistas] fazem o vosso trabalho e analisem o que eu digo antes do jogos e depois o que acontece... Está bem claro se ele vai ser titular ou não.

Elogios de Gasperini: Todos os treinadores se lembra da Atalanta que passou a fase de grupos, a forma como jogavam, às vezes com dois avançados e outra com um numero dez. O mister Gasperini era o treinador da moda nessa altura. Se olharmos foi muito no início da minha carreira de treinador, obviamente que foi uma das referências. Eu tirei de toda a gente, do Nuno Espírito Santo, da forma como pressionava no Wolverhampton... eu e os meus adjuntos falávamos sobre isso. Há movimentos daquela equipa que são inspiração para agora e para o futuro. Amanhã vai ser um jogo divertido, e quando digo isso, espero mesmo que seja divertido e que não seja um sofrimento a toda a hora...

Gian Piero Gasperini:

Expetativas: No papel, o Sporting é favorito. Pelo menos, foi isso que foi indicado, no sorteio. Esperamos que, amanhã, seja possível, seja possível provar o que valemos, em campo, e ter um sentimento diferente. Esperamos subverter as previsões.

Sporting: É uma equipa organizada em todos os setores. Gostamos da capacidade ofensiva desta equipa, da rapidez dos jogadores. É uma equipa compacta. O ponto forte de ambas é a organização

Rúben Amorim: Gosto muito dele. Adota um modelo semelhante ao nosso de quando começámos a jogar na Europa. É uma equipa que joga um futebol rápido e ofensivo. Os resultados falam por si.

Últimos resultados

Sporting: E-V-V-V-V

Atalanta: D-V-V-V-E

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Atalanta: Juan Musso, Rafael Tolói, Berat Djimsiti, Giorgio Scalvini, Davide Zappacosta, Matteo Ruggeri, Teun Koopmeiners, Marten de Roon, Éderson, Ademola Lookman, Charles De Ketelaere.

Ausências

Sporting: Francisco Trincão (em dúvida).

Atalanta: El Bilal Toure, Vorlicky; De Ketelaere e Scamaca (em dúvida)

Leia Também: Árbitro de má memória leonina dirige Sporting-Atalanta na Liga Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Espanha

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas