Já depois da polémica decisão da UEFA em aceitar de volta as equipas russas ao Europeu sub-17, agora é a vez da FIFA levantar a sanção imposta ao país beligerante, pelo menos nos níveis de sub-17 masculino e feminino.
O Conselho da FIFA impõe um novo nome às equipas do país. Não podem utilizar o nome Rússia, mas sim "União de Futebol da Rússia". Além disso, o hino e a bandeira não serão permitidos.
Apesar deste passo, O Conselho da FIFA reiterou, no entanto, a sua condenação à invasão da Rússia na Ucrânia.
Leia o comunicado da FIFA: "Na sequência da decisão do Comité Executivo da UEFA, de 26 de setembro de 2023, de voltar a permitir a participação de equipas juvenis representativas da Rússia nos escalões de sub-17 feminino e masculino, o Conselho da FIFA aprovou a extensão desta decisão ao Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA e ao Campeonato do Mundo de Sub-17 Feminino da FIFA, para os quais as competições da UEFA servem de qualificação, levantando assim a suspensão da participação de equipas da Rússia nestes torneios. A condição é que essas equipas joguem sob o nome de "União de Futebol da Rússia" e não "Rússia", sem a sua bandeira nacional, o seu hino nacional, o equipamento e o equipamento da sua equipa nacional e, em vez disso, joguem com cores neutras. O Conselho da FIFA reiterou a sua condenação da guerra ilegal da Rússia na Ucrânia e confirmou que os restantes termos da decisão tomada em 28 de fevereiro de 2022 permanecem em vigor até ao final do conflito."
Leia Também: Agora, é oficial: Portugal organiza Mundial histórico a seis em 2030