Foi uma despedida, mas com sabor muito doce e histórico. A seleção nacional de rugby disse adeus, este domingo, ao Campeonato do Mundo da categoria com uma vitória inédita nesta prova de seleções. E logo contra as Ilhas Fiji, um dos grandes da modalidade (24-23), em jogo da última jornada do Grupo C, que decorreu em Toulouse.
A seleção lusa chegou ao intervalo com um empate 3-3, resultado muito bom diante de um adversário que tinha claras aspirações de seguir em frente. Já na segunda parte, os lobos conseguiram dois ensaios, por Storti e Francisco Fernandes. As Fiji responderam, mas um ensaio de Rodrigo Marta, já perto do fim, foi decisivo para o triunfo.
Portugal, que tinha empatado com a Geórgia e perdido com País de Gales e Austrália, termina a sua participação com o quarto lugar no grupo, com seis pontos. É a melhor classificação de sempre da equipa nacional, que esta noite se despediu do selecionador francês Patrice Lagisquet.
Por seu turno, o País de Gales termina no primeiro posto deste grupo C com 19 pontos, e as Fiji quedam-se em segundo com 11. As duas formações seguem para os quartos de final.
A Austrália acaba em terceiro, também com 11 pontos, e está fora da competição, que decorre em França, tal como a Geórgia, que ficou em quinto e último com três.
Leia Também: Patrice Lagisquet deixa seleção portuguesa de rugby após o França2023